Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33240
Tipo: TCC
Título: Abordagens metodológicas adaptadas para crianças no Espectro Autista (TEA): revisão de literatura
Autor(es): Santos, Tatiane Melo dos
Primeiro Orientador: Araújo, Edineide Jezini Mesquita
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre abordagens metodológicas adaptadas para a educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando as particularidades do TEA, que afeta a comunicação, interação social e comportamento, é fundamental o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas e adaptadas. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, analisando artigos publicados entre 2019 e 2024, com foco em práticas que promovem a inclusão escolar, o desenvolvimento de habilidades sociais e o uso de tecnologias assistivas. Os resultados indicam os planos educacionais individualizados (PEIs), ensino estruturado e tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm mostrado eficácia na melhoria do aprendizado e inclusão de crianças com TEA. Conclui-se que a formação contínua de educadores e a adoção de práticas pedagógicas colaborativas são essenciais para um ambiente educacional inclusivo e eficaz.
Abstract: This Final Paper aims to conduct a literature review on methodological approaches adapted for the education of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Considering the particular characteristics of ASD, which affect communication, social interaction, and behavior, it is essential to develop inclusive and tailored pedagogical strategies. The research adopted a qualitative approach, analyzing articles published between 2019 and 2024, focusing on practices that promote school inclusion, the development of social skills, and the use of assistive technologies. The results indicate that individualized educational plans (IEPs), structured teaching, and information and communication technologies (ICTs) have proven effective in improving learning outcomes and inclusion for children with ASD. It concludes that continuous teacher training and the adoption of collaborative pedagogical practices are crucial for fostering an inclusive and effective educational environment.
Palavras-chave: Pedagogia
Transtorno do Espectro Autista
Inclusão escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33240
Data do documento: 16-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMS27012025.pdf809,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.