Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33240
Tipo: | TCC |
Título: | Abordagens metodológicas adaptadas para crianças no Espectro Autista (TEA): revisão de literatura |
Autor(es): | Santos, Tatiane Melo dos |
Primeiro Orientador: | Araújo, Edineide Jezini Mesquita |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre abordagens metodológicas adaptadas para a educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando as particularidades do TEA, que afeta a comunicação, interação social e comportamento, é fundamental o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas e adaptadas. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, analisando artigos publicados entre 2019 e 2024, com foco em práticas que promovem a inclusão escolar, o desenvolvimento de habilidades sociais e o uso de tecnologias assistivas. Os resultados indicam os planos educacionais individualizados (PEIs), ensino estruturado e tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm mostrado eficácia na melhoria do aprendizado e inclusão de crianças com TEA. Conclui-se que a formação contínua de educadores e a adoção de práticas pedagógicas colaborativas são essenciais para um ambiente educacional inclusivo e eficaz. |
Abstract: | This Final Paper aims to conduct a literature review on methodological approaches adapted for the education of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Considering the particular characteristics of ASD, which affect communication, social interaction, and behavior, it is essential to develop inclusive and tailored pedagogical strategies. The research adopted a qualitative approach, analyzing articles published between 2019 and 2024, focusing on practices that promote school inclusion, the development of social skills, and the use of assistive technologies. The results indicate that individualized educational plans (IEPs), structured teaching, and information and communication technologies (ICTs) have proven effective in improving learning outcomes and inclusion for children with ASD. It concludes that continuous teacher training and the adoption of collaborative pedagogical practices are crucial for fostering an inclusive and effective educational environment. |
Palavras-chave: | Pedagogia Transtorno do Espectro Autista Inclusão escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33240 |
Data do documento: | 16-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TMS27012025.pdf | 809,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.