Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33324
Tipo: | TCC |
Título: | Gestão em uma escola indígena no município de Rio Tinto-PB: perspectiva tradicional ou democrática |
Autor(es): | Monteiro, Marcos Queiroz |
Primeiro Orientador: | Lima, Francisca Alexandre de |
Resumo: | Este estudo consiste em apresentar algumas reflexões acerca da gestão vivenciada na Escola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Lopes Ribeiro, na Aldeia MonteMor, na cidade de Rio Tinto, Estado da Paraíba. Essas reflexões iniciais nos levaram à problemática de pesquisa: Como acontece a Gestão na escola indígena de Ensino fundamental e Médio Dr. José Lopes Ribeiro, localizada na Aldeia Monte Mor, no munícipio de Rio Tinto- PB? Nesse sentido, foram objetivos: Geral: Investigar a gestão vivenciada numa escola indígena localizada no munícipio de Rio Tinto-PB. Específicos: caracterizar a escola indígena objeto do estudo; analisar a gestão da escola indígena considerando o discurso de seus representantes: professores, alunos e funcionários e o Projeto Político Pedagógico - PPP da escola. Em termos de fundamentos teóricos acerca da gestão escolar trabalhamos com José Carlos Libâneo (2001), Vitor Páro (2013), Heloisa Luck (2002), Ilma Passos Veiga (1995) e acerca dos/as teóricos referentes as reflexões sobre os povos indígenas, trabalhamos com Maria Aparecida Bergamasch, Sidnei Felipe da Silva, José Mateus Nascimento e Carlos Rodrigues Brandão, além das legislações pertinentes aos povos indígenas. No que tange aos fundamentos metodológicos, a pesquisa é de análise documental e a entrevista semiestruturada com professor, funcionários e aluno, seguida de análise do discurso. Assim, por meio deste trabalho, é possível compreender que a gestão escolar, bem como o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico se baseiam em perspectivas de uma gestão ainda tradicional, mas avançando para a construção de uma gestão democrática, pois embora haja uma consciência dos sujeitos escolares de que é importante sua participação nos processos decisórios e de elaboração e reestruturação do PPP, isso ocorre de forma muito tímida. Ainda assim, percebe-se um grande interesse no discurso dos entrevistados para se garantir uma educação escolar indígena intercultural, específica e diferenciada para aquela comunidade indígena Potiguara da Paraíba, a qual é hoje assegurada por lei, orientada para atender as situações concretas da realidade indígena, tendo como finalidade a autonomia, a sustentabilidade, a política, a economia, a gestão territorial e cultural dos Potiguaras da Paraíba. |
Abstract: | This study consists of presenting some reflections on the management experienced at the Dr. José Lopes Ribeiro Indigenous Elementary and Secondary School, in Aldeia Monte-Mor, in the city of Rio Tinto, State of Paraíba. These initial reflections led us to the research problem: How does Management happen at the indigenous primary and secondary school Dr. José Lopes Ribeiro, located in Aldeia Monte Mor, in the municipality of Rio Tinto- PB? In this sense, the objectives were: General: Investigate the management experienced in an indigenous school located in the municipality of Rio Tinto-PB. Specific: characterize the indigenous school object of the study; analyze the management of the indigenous school considering the speech of its representatives: teachers, students and staff and the school's Pedagogical Political Project - PPP. In terms of theoretical foundations about school management, we worked with José Carlos Libâneo (2001), Vitor Páro (2013), Heloisa Luck (2002), Ilma Passos Veiga (1995) and about the theorists referring to reflections on indigenous peoples, we worked with Maria Aparecida Bergamasch, Sidnei Felipe da Silva, José Mateus Nascimento and Carlos Rodrigues Brandão, in addition to legislation pertinent to indigenous peoples. Regarding the methodological foundations, the research involves documentary analysis and semi-structured interviews with professors, staff and students, followed by discourse analysis. Thus, through this work, it is possible to understand that school management, as well as the process of preparing the Pedagogical Political Project, are based on perspectives of still traditional management, but moving towards the construction of democratic management, because although there is an awareness of school subjects that their participation in the decision- making processes and in the elaboration and restructuring of the PPP is important, this occurs in a very timid way. Even so, there is a great interest in the interviewees' speech to guarantee an intercultural, specific and differentiated indigenous school education for the Potiguara indigenous community in Paraíba, which is today guaranteed by law, oriented to meet the concrete situations of the indigenous reality. , with the aim of autonomy, sustainability, politics, economy, territorial and cultural management of the Potiguaras of Paraíba. |
Palavras-chave: | Gestão escolar Escola indígena Projeto político pedagógico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33324 |
Data do documento: | 16-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MQM03022025.pdf | 658,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons