Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33332
Tipo: | TCC |
Título: | A importância da prática reflexiva na formação inicial de professores de matemática: uma análise a partir de experiências no laboratório de ensino de matemática |
Autor(es): | Silva, Ihellen Hértilla Sinésio Cândido da |
Primeiro Orientador: | Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves |
Resumo: | Este estudo investigou a importância da prática reflexiva no Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial de professores. Baseado em uma abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, observação de aulas e análise de atividades. Os resultados destacaram a relevância da prática reflexiva na promoção do desenvolvimento de habilidades pedagógicas e na preparação dos futuros docentes para enfrentar os desafios educacionais. A formação inicial de professores deve integrar teoria e prática, promovendo uma reflexão crítica e colaborativa para um ensino mais significativo e inclusivo. A pesquisa foi realizada no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, com participação de licenciandos em Matemática, evidenciando a importância da reflexão na resolução de problemas e na interação entre teoria e prática. Os resultados contribuem para o aprimoramento das abordagens pedagógicas no contexto do Laboratório de Ensino de Matemática e para a formação de professores mais reflexivos e eficazes. |
Abstract: | This study investigated the importance of reflective practice in the Mathematics Teaching Laboratory for the initial training of teachers. Based on a qualitative, exploratory, and bibliographic approach, the methodological procedures involved literature review, classroom observation, and activity analysis. The results emphasized the relevance of reflective practice in promoting the development of pedagogical skills and preparing future educators to face educational challenges. The initial teacher training should integrate theory and practice, fostering critical and collaborative reflection for more meaningful and inclusive teaching. The research was conducted at Campus IV of the Federal University of Paraíba, with the participation of Mathematics undergraduates, highlighting the importance of reflection in problem-solving and the interaction between theory and practice. The findings contribute to the improvement of pedagogical approaches in the context of the Mathematics Teaching Laboratory and to the formation of more reflective and effective teachers. |
Palavras-chave: | Prática reflexiva Formação inicial de professores Laboratório de ensino de matemática Resolução de problemas Educação matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33332 |
Data do documento: | 7-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TCC.pdf | TCC | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 186,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons