Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3334
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação sexual na educação infantil Escola Cônego Bernardo
metadata.dc.creator: Oliveira, Maria Widemarcia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Menezes, Ana Célia Silva
metadata.dc.description.resumo: A sexualidade, sendo parte da vida humana tem suas manifestações próprias, inevitáveis e importantes no processo de desenvolvimento do cidadão que queremos formar, desde o seu nascimento até o momento da sua morte. Este presente trabalho monográfico tem como tema a Educação Sexual na Educação Infantil. A partir deste tema pretendemos compreender como está sendo abordada a sexualidade na Educação Infantil na Escola Cônego Bernardo. No intuito de alcançarmos o objetivo apresentado, foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa, envolvendo professoras da educação infantil que responderam a uma entrevista abordando questões relevantes. Como fundamentação teórica nos reportamos aos estudos de Nunes (2011), Louro (2008), Ana Maria Faccioli de Camargo e Cláudia Ribeiro (1999), entre outros. A partir da pesquisa concluímos que as professoras não veem a sexualidade como algo natural e que o falar sobre sexo na sala de aula muitas vezes coloca o professor em saia justa, principalmente quando é o aluno que pede para o professor falar sobre o assunto, deixando o educador sem saber o que fazer. Mas todas as professoras compreendem como é importante falar sobre sexualidade na escola e sentem faltam do apoio dos demais membros da escola. A sexualidade na sala de aula ajuda o aluno a se desenvolver em todas as formas, contribuindo para a sua formação enquanto pessoa, e, consequentemente, influenciará no uso responsável das suas capacidades, assumindo uma postura responsável e criadora.
Abstract: Sexuality is part of human life has its own, inevitable and important in the development process of the citizen demonstrations that want to form, from birth until the time of his death. The present monograph is themed Sex Education in Early Childhood Education . From this theme we aim to understand how this is addressed sexuality in Early Childhood Education at School Canon Bernardo . In order to achieve the goal presented a field research , qualitative involving early childhood education teachers who responded to an interview addressing relevant issues the problem question was performed . As a theoretical framework we refer to studies by Nunes (2011), Blonde (2008), Ana Maria Camargo Faccioli and Claudia Ribeiro (1999) among others. From the research concluded that the teachers do not see sexuality as something natural and that's talk about sex in the classroom often puts the teacher in tight skirt, especially when the student asks the teacher to talk about it, leaving the teacher not knowing what to do. But all teachers understand how important it is to talk about sexuality at school and feel lack of support from other members of the school. Sexuality in the classroom helps students develop in all forms, contributing to its formation as a person, and consequently influence the responsible use of their capacities, assuming a responsible and creative attitude.
Keywords: Sexualidade infantil
Educação sexual
Desenvolvimento humano
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3334
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MWSO04012018.pdf368,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.