Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3337
Tipo: TCC
Título: Dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Nunes, Maria Batista
Primeiro Orientador: Menezes, Ana Célia Silva
Resumo: A leitura e a escrita são essenciais para a formação do cidadão, quando uma criança entra em contato com a leitura ela é capaz de descobrir mundos fascinantes, cheio de mistérios e aventuras, o mundo de faz de conta, em que é possível ser tudo ao mesmo tempo. O presente trabalho monográfico tem o objetivo de analisar a problemática da leitura e escrita na educação infantil. O estudo foi desenvolvido mediante a realização de uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa com caráter descritivo. Como fundamentação teórica do trabalho priorizou-se os estudos de Bortolin (2006, p. 160); Cramer e Castle (2001, p.111); Bernardino (2008, p.766); Barca Lozano e Porto Rioboo (1998); Silva (2003, p.57); Machado (2001, p. 45); Lajolo & Zilbermann (2002, p.25); Abramovich (1997, p. 17); Bakthin (1992, p.112); Coelho (2001, p.17); Bamberguerd (2000, p.23); Marote (1996, p.49); Freire (2001, p.28); Benzer &Luckmann (1973, p. 175); Jolibert (1994, p.14); Martins (1999, p.34), entre outros autores que contribuíram para a realização deste trabalho monográfico. Com o estudo percebeu-se que as causas das dificuldades de leitura e escrita não estão restritas à sala de aula, mas muitas vezes se encontram principalmente no ambiente fora da escola.
Abstract: Reading and writing are essential for the formation of the citizen, when a child comes in contact with the reading she is able to discover fascinating worlds full of mystery and adventure, the world of make-believe, where you can be all the same time. This monograph aims to analyze the problems of reading and writing in early childhood education. The study was developed by conducting field research, a qualitative approach with descriptive character. As theoretical work was prioritized studies Bortolin (2006, p. 160); Cramer and Castle (2001, p.111); Bernardino (2008, p.766); Barca Rioboo Lozano and Porto (1998), Silva (2003, p.57), Machado (2001, p. 45); Lajolo & Zilbermann (2002, p.25); Abramovich (1997, p. 17), Bakhtin (1992, p.112), Coelho (2001, p.17); Bamberguerd (2000, p.23); Maroth (1996, p.49), Freire (2001, p.28); Benzer & Luckmann (1973, p. 175); Jolibert (1994, p.14) , Martins (1999, p.34), among other authors who contributed to the realization of this monograph. In the study it was found that the causes of difficulties in reading and writing are not restricted to the classroom, but often they are mainly in the environment outside of school.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3337
Data do documento: 6-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBN01102013.pdf583,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.