Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3342
Tipo: TCC
Título: Poeme-se: Dialogando com a Poesia
Autor(es): Santos, Aline Cardoso
Primeiro Orientador: Nóbrega, Maria Bernardete da
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma proposta metodológica de oficinas didáticas sobre a leitura dialógica e multimodal de poemas no primeiro ano do Ensino Médio. As atividades aqui sugeridas objetivaram o diálogo e o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos que estimulem o gosto pela leitura, dando novos ares à metodologia de ensino. Os resultados finais das intervenções realizadas por meio das oficinas temáticas foram positivos: evidenciando mudanças na leitura e concepção do texto poético; melhoria na desenvoltura dos alunos para agir e falar em público; aguçamento e estímulo do raciocínio crítico; o comparativo das falas dos alunos no primeiro momento, antes das oficinas, e após essa vivência, apontou grande receptividade da metodologia apresentada, o que nos leva a hipótese de que abordar a literatura junto ao seu caráter lúdico, dialógico, e multimodal é uma mudança necessária. As capacidades de aprofundar a leitura e o despertar da curiosidade/afinidade pelos poemas mostrou-se maior ao final das oficinas.
Abstract: This paper presentes na experience report of a methodological proposal of didatic whorkshops, about dialogical and multimodal reading of poems, during first year of High Scool. The activities provided here aim the dialog and the development of skills and competences on students that may stimulate the interest for Reading, promoting fresh air to teaching methodology. The final results of the interventions made through thematic workshops were positives. They showed changes in reading and the idea of what a poetic text is; improvement in acting and speaking in public of the students; Critical thinking was sharpened and better stimulated. Comparing students’ opinions during the first moment, before the workshops and after this experience, revealed a great receptiveness of the methodology presented, which leads us to believe that approaching literature with its ludic, multimodal and dialogic features is a needed change. Skills of deepening reading and awakening curiosity/affinity for poems showed bigger in the end of the workshops.
Palavras-chave: leitura dialógica
multimodalidade
poesia;
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3342
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACS24112017.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons