Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3349| Tipo: | TCC |
| Título: | Utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação em processos ensino-aprendizagem no ensino médio em escolas públicas de Mamanguape e Rio Tinto/PB |
| Autor(es): | Silva, Abrahão Eneias da |
| Primeiro Orientador: | Castro Neto, Mariano |
| Resumo: | O presente estudo pretende ser uma reflexão sobre a situação da educação frente as novas tecnologias da informação e comunicação e seus impactos na educação, priorizando o papel que as redes sociais têm desempenhado nesses últimos anos desde a massificação dos dispositivos móveis, assim também como pesquisar quais as posições adotadas pelos professores e alunos na sua utilização nas práticas pedagógicas. Neste sentido, são apresentadas alguns fatos históricos e abordagens pedagógicas sobre as aplicações das tecnologias de informação e comunicação no âmbito educacional. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores e alunos do Ensino Médio nas Escolas Estaduais do Vale do Mamanguape - PB como estratégia pedagógica. A partir de uma abordagem qualitativa foram coletados dados de três turmas em duas escolas estaduais do Vale do Mamanguape, assim também foram coletados dados de uma amostra de professores que compõe as escolas pesquisadas. Com base nos dados foi possível identificar algumas tecnologias utilizadas pelos professores e traçar um perfil dos professores e alunos em relação ao uso das tecnologias nas práticas pedagógicas. |
| Abstract: | The present study intends to be a reflection on the education situation facing the new information and communication technologies and their impacts on education, prioritizing the role that social networks have played in recent years since the massification of mobile devices, as well as researching which The positions adopted by teachers and students in their use in pedagogical practices. In this sense, we present some historical facts and pedagogical approaches on the applications of information and communication technologies in education. Thus, this work aims to discuss the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) by teachers and students of the High School in the State Schools of the Valley of Mamanguape - PB as a pedagogical strategy. From a qualitative approach, data from three classes were collected from two state schools in the Mamanguape Valley, and data were collected from a sample of teachers that compose the schools surveyed. Based on the data, it was possible to identify some technologies used by teachers and to draw a profile of teachers and students regarding the use of technologies in pedagogical practices. |
| Palavras-chave: | Informática na educação Tecnologias da informação e comunicação Redes sociais Informatics in education Information and communication technologies Social networks |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3349 |
| Data do documento: | 1-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AES14062017.pdf | 826,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
