Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33494
Tipo: | TCC |
Título: | Educação infantil e agroecologia: pela saúde da crianças e da terra |
Autor(es): | Oliveira, : Letícia Andrade Alves de |
Primeiro Orientador: | Batista, Anabelle Camarotti de Lima |
Resumo: | Este resumo tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas agroecológicas em uma escola particular localizada em João Pessoa, Paraíba. A escola foi fundada em dezembro de 2017 com o objetivo de oferecer uma educação transformadora, reconhecendo o ser humano como íntegro e interligado ao meio ambiente. A proposta era promover a convivência compassiva e sustentável, aplicando o princípio da interseccionalidade antiespecista nas relações estabelecidas na escola. O público-alvo foram crianças de dois a seis anos, divididas em dois grupos: um de dois a três anos e outro de quatro a seis anos. As atividades foram adaptadas da literatura de acordo com as habilidades e necessidades de cada faixa etária, seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo das vivências em agroecologia na educação infantil foi despertar nas crianças o sentimento pertencimento à natureza e responsabilidade em relação às diversas forma de vida, resgatando saberes, estimulando a empatia, o diálogo e a cooperação. Essas vivências também promoveram reflexões sobre o que consumimos, como consumimos, de onde vem, para onde vai, quem produz e como produz, com o objetivo de trazer experiências coletivas saudáveis, naturais e livres de agrotóxicos. Os resultados foram significativos e observados no progresso das crianças em relação às suas interações - entre si e com a natureza-, no aprimoramento das práticas ecológicas e em outros aspectos do processo de aprendizagem e compreensão e compreensão. |
Abstract: | This project aims to develop agroecological pedagogical practices in a private school located in João Pessoa, Paraíba. The school was founded in December 2017 with the goal of offering transformative education, recognizing the human being as integral and interconnected to the environment. The proposal was to promote compassionate and sustainable coexistence, applying the principle of anti-speciesist intersectionality in the relationships established at the school. The target audience was children aged two to six, divided into two groups: one aged two to three and the other aged four to six. The activities were adapted from the literature according to the skills and needs of each age group, following the guidelines of the National Common Curricular Base. The objective of the experiences in agroecology in early childhood education was to awaken in children a sense of belonging to nature and responsibility towards the diverse forms of life, rescuing knowledge, stimulating empathy, dialogue and cooperation. These experiences also encouraged reflections on what we consume, how we consume it, where it comes from, where it goes, who produces it and how it is produced, with the aim of creating healthy, natural and pesticide-free collective experiences. The results were significant and were observed in the children's progress in their interactions - with each other and with nature -, in the improvement of ecological practices and in other aspects of the learning and understanding process. |
Palavras-chave: | Autoavaliação Metodologias ativas Autonomia infantil Atividades sensoriais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Agricultura |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33494 |
Data do documento: | 16-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Agroecologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-LeticiaAndrade_-_Final_.pdf | 11,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.