Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33527
Tipo: TCC
Título: O INSTITUTO CASA AZUL- ICA: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM SOLÂNEA/ PB (2018-2024)
Autor(es): Santos, Alves, Jessica Kallyne dos
Primeiro Orientador: Andrade, Vivian Galdino de
Resumo: O presente artigo tem como finalidade mapear e registrar a história do Instituto Casa Azul (ICA), situado em Solânea/PB, descrevendo desde sua fundação às atividades educativas desenvolvidas nesse espaço. Para tanto, tentamos problematizar sobre como se deu o processo de fundação do Instituto Casa Azul e como este tem contribuído ao longo da sua história para o desenvolvimento de práticas educativas no Brejo Paraibano? Esta pesquisa, de cunho qualitativo, fundamenta-se teoricamente nos estudos de Maria da Glória Gohn, que discute as práticas educativas em ambientes não formais. Metodologicamente, trabalhamos com os princípios da história oral, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos que atuam e vivem no ICA. Por meio dos dados coletados, concluímos que o ICA tem desempenhado um papel importante na vida das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de suas famílias, colaborando com o desenvolvimento da autonomia e do bem-estar dessas pessoas no Brejo Paraibano.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Instituto Casa Azul
Educação não formal
Transtorno do espectro autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33527
Data do documento: 8-Ago-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica tcc.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.