Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3355| Tipo: | TCC |
| Título: | Inclusão de crianças com deficiências na educação infantil |
| Autor(es): | Lima, Maria da Penha |
| Primeiro Orientador: | Costa, Robson Xavier |
| Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas inclusivas no contexto da Educação Infantil para crianças com deficiências no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Professora Antonieta Aranha de Macedo, em João Pessoa, Paraíba. Adotamos uma abordagem metodologia qualitativa, utilizando método descritivo, que contribuiu para uma coleta de dados significativa, numa tentativa de dar respostas aos objetivos propostos. Os sujeitos de pesquisa foram duas professoras que atuam nas salas da Educação Infantil com as crianças com deficiências, vinculadas à rede de educação pública do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil, as mesmas se dispuseram voluntariamente a colaborar nesta investigação. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, posteriormente realizamos a análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para uma prática pedagógica tradicional, com poucas adequações, embora haja um processo inicial de mudanças, o que observamos nas aulas e captamos nas falas, visto que, em vários momentos, percebemos o interesse das participantes da pesquisa por desenvolver um trabalho inclusivo. |
| Abstract: | This research aims to understand the strategies used by professionals to include disabled children in their educational exercises. In the methodology selection we chose a qualitative approach and the semi-structured questionnaire method, which contributed to a significant data gathering, in an attempt to correspond to the proposed objectives. The subjects of the research were two teachers who work in classrooms of the Child Education with children who have disabilities, linked to the public education syste; they volunteered to collaborate in this investigation. The data gathering was executed by the application of a semi-structured questionnaire, then, we executed the content analysis. The results indicate a pedagogical traditional practice, with few adjustments, even though there is a starting change process, which we observed in classes and captured in the speeches, since, in many moments, we could see the interest of the research participants in developing an inclusive work. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Educação inclusiva Prática pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3355 |
| Data do documento: | 2-Ago-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MPL14082017.pdf | 816,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
