Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3357
Tipo: TCC
Título: A ludicidade como instrumento propulsor da aprendizagem de crianças com comportamento agressivo
Autor(es): Costa, Amanda de Holanda
Primeiro Orientador: Silva, Ana Paula Serafim Marques da
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o intuito de analisar a ludicidade como estratégia de ensino eficiente na aprendizagem de crianças com comportamento agressivo, considerando que o lúdico é um instrumento propulsor no estímulo do aprendizado infantil. Para tanto, esta pesquisa se inicia buscando verificar a origem da agressividade em crianças com idade pré- escolar, relacionando esse comportamento, sobretudo com a desestruturação familiar e refletindo como isso pode afetar a aprendizagem infantil. Além disso, discute sobre a importância da compreensão do professor sobre tais atitudes, para assim poder criar estratégias de ação eficazes, cujos métodos estejam encerrados na ludicidade, para assim melhor alcançar as crianças e o desenvolvimento destas acontecer de forma integral. Discorre, assim, sobre a importância da ludicidade no aprendizado e desenvolvimento infantil, tendo como referência para esta prática o volume 3 do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998). Para embasar nosso trabalho, no valemos de Winnicot (1946), Maia e Vilhena (2003), Novaes (1975), Pilleti (1986) e Weil (1984) no tocante a agressividade em crianças de 0 a 6 anos; Negrine (1994), Pickard (1975) e Biddulf (2003) sobre a importância de o professor ir além dos atos das crianças na sala de aula.
Abstract: This research was realized in order to analyze playfulness is an efficient method of teaching learning of children with aggressive behavior, considering that the playfulness is a tool pusher in stimulating children’s learning. Therefore, this research begins in order to verify the origin of aggressiveness in children with preschool age, relating this behavior especially with Family breakdown and reflecting how this affects the children’s learning process. Further, it discusses the importance of understanding the teacher about such attitudes, so as to be able to create an effective action strategies, which methods are these happen in full talks, thus, about the importance of playfulness in learning and children’s development with reference to this practice the volume 3 of the National Curriculum Referential for Early Childhood Education (RCNEF, 1998). To support our work, we are Worth of Winnicot (1946), Maia and Vilhena (2003), Novaes (1975), Pilleti (1986) and Weil (1984), with regard to aggressiveness in children aged 0 to 6 years old. Negrine (1994), Pickard (1975) and Biddulf (2003) about the importance of the teacher to go beyond the acts of children in the classroom.
Palavras-chave: Professor
Lúdico - jogos e brincadeiras
Família - escola
Agressividade - escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3357
Data do documento: 24-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AHC06092017.pdf467,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.