Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3361
Tipo: TCC
Título: A construção do pensamento geométrico: visualização e análise dos quadriláteros
Autor(es): Cunha, Anne de Souza
Primeiro Orientador: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção do pensamento geométrico numa turma de 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa deu-se pela curiosidade de investigar como esses alunos concebem o conteúdo dos quadriláteros. Para fundamentação da pesquisa nos embasamos em autores como, Van Hiele (apud Walle, 2009) Van de Walle (2009), Rêgo e Rêgo (2012), Cirléia Barbosa (2011), Lorenzato (2012), os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros autores. Para construção das atividades, aplicação e a análise dos resultados obtidos tiveram como referencial teórico o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico desenvolvido pelo casal Van Hiele que trata desse desenvolvimento dentro de cinco níveis. Para nossa pesquisa utilizamos como prioridade apenas os níveis de visualização e analise. A aplicação das atividades ocorreu em 6 horas/ aula, numa turma do 9° ano do Ensino Fundamental, para realização da pesquisa participaram em média turma 22 alunos. Ao longo da pesquisa observou-se o desenvolvimento de habilidades na visualização geométrica dos alunos e na construção de definições dos quadriláteros. Com a análise dos dados concluímos que a pesquisa nos mostrou os resultados esperados, os alunos conseguiram avançar de um nível para o outro tendo domínio sobre o primeiro nível, no nível 2 observamos que os mesmos conseguiram sem maiores dificuldades definir algumas propriedades importantes de cada quadrilátero.
Abstract: This research aims to investigate the construction of geometric thinking in a class of 9th grade of elementary school. The survey was given by curiosity to investigate how these students conceive the content of Quads. For reasons of research in embasamos in authors like Van Hiele (cited Walle, 2009) Van de Walle (2009), Rêgo and Rego (2012), Cirléia Barbosa (2011), Lorenzato (2012), the National Curriculum Parameters and other authors. For construction activities, implementation and analysis of the results had the theoretical development of geometric thinking model developed by Van Hiele double that deals with this development in five levels. For our research we use a priority only viewing levels and analysis. The implementation of activities occurred in 6 hours / class, a class of 9th grade of elementary school, to conduct the survey participated in average class 22 students. During the research we observed the development of skills in geometric visualization of students and building settings Quads. With the analysis of the data concluded that research has shown the expected results, the students were able to advance from one level to the next with grip on the first level, level 2 noted that they were able without difficulty to define some important properties of each quadrilateral.
Palavras-chave: Pensamento Geométrico
Níveis de Van Hiele
Quadriláteros
Ensino Fundamental
Geometric thinking
Van Hiele levels
Quads
Elementary School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3361
Data do documento: 12-Jul-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASC12072016.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons