Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3361
Tipo: | TCC |
Título: | A construção do pensamento geométrico: visualização e análise dos quadriláteros |
Autor(es): | Cunha, Anne de Souza |
Primeiro Orientador: | Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção do pensamento geométrico numa turma de 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa deu-se pela curiosidade de investigar como esses alunos concebem o conteúdo dos quadriláteros. Para fundamentação da pesquisa nos embasamos em autores como, Van Hiele (apud Walle, 2009) Van de Walle (2009), Rêgo e Rêgo (2012), Cirléia Barbosa (2011), Lorenzato (2012), os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros autores. Para construção das atividades, aplicação e a análise dos resultados obtidos tiveram como referencial teórico o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico desenvolvido pelo casal Van Hiele que trata desse desenvolvimento dentro de cinco níveis. Para nossa pesquisa utilizamos como prioridade apenas os níveis de visualização e analise. A aplicação das atividades ocorreu em 6 horas/ aula, numa turma do 9° ano do Ensino Fundamental, para realização da pesquisa participaram em média turma 22 alunos. Ao longo da pesquisa observou-se o desenvolvimento de habilidades na visualização geométrica dos alunos e na construção de definições dos quadriláteros. Com a análise dos dados concluímos que a pesquisa nos mostrou os resultados esperados, os alunos conseguiram avançar de um nível para o outro tendo domínio sobre o primeiro nível, no nível 2 observamos que os mesmos conseguiram sem maiores dificuldades definir algumas propriedades importantes de cada quadrilátero. |
Abstract: | This research aims to investigate the construction of geometric thinking in a class of 9th grade of elementary school. The survey was given by curiosity to investigate how these students conceive the content of Quads. For reasons of research in embasamos in authors like Van Hiele (cited Walle, 2009) Van de Walle (2009), Rêgo and Rego (2012), Cirléia Barbosa (2011), Lorenzato (2012), the National Curriculum Parameters and other authors. For construction activities, implementation and analysis of the results had the theoretical development of geometric thinking model developed by Van Hiele double that deals with this development in five levels. For our research we use a priority only viewing levels and analysis. The implementation of activities occurred in 6 hours / class, a class of 9th grade of elementary school, to conduct the survey participated in average class 22 students. During the research we observed the development of skills in geometric visualization of students and building settings Quads. With the analysis of the data concluded that research has shown the expected results, the students were able to advance from one level to the next with grip on the first level, level 2 noted that they were able without difficulty to define some important properties of each quadrilateral. |
Palavras-chave: | Pensamento Geométrico Níveis de Van Hiele Quadriláteros Ensino Fundamental Geometric thinking Van Hiele levels Quads Elementary School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3361 |
Data do documento: | 12-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASC12072016.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons