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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33610
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | “RECÉM MÃE E PEDAGOGA” - A CONDIÇÃO DE ALUNA MÃE NA VISÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS III. |
Autor(es): | Silva, Angela Beatriz Venâncio da |
Resumo: | Esse artigo traz a proposta de investigar a experiência de estudantes mães do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba - Campus III, buscando compreender os principais conflitos e desafios vivenciados pelas mães universitárias que descobriram a maternidade durante o processo de formação. Para isso, foi traçado os seguintes objetivos específicos: 1. Refletir sobre ser mãe e o ser professora em formação, os desafios para a continuidade dos estudos; 2. Identificar/investigar qual tipo de assistência universitária é fornecida para alunas-mães, na UFPB - Campus III; e 3. Discutir as dificuldades e estratégias advindas do retorno da licença maternidade para continuidade da formação. O estudo se caracteriza como qualitativo, e se inspira na metodologia da Ego-história, por trazer o relato da própria autora para a pesquisa. No entanto, também conta com o relato de outras 6 estudantes mães em formação, obtidos pelo questionário como instrumento de coleta de dados. Teoricamente se baseia nos estudos de Ana Maria de Oliveira Urpia e Sonia Maria Rocha Sampaio, entre outros. Conclui-se que a assistência acadêmica precisa ser ampliada e mais bem divulgada, bem como atesta-se para a urgência de novas políticas pensadas para alunas gestantes que garantam a permanência de futuras mães no período de formação na graduação. |
Abstract: | This article proposes to investigate the experience of student mothers of the Pedagogy Course at the Federal University of Paraíba - Campus III, seeking to understand the main conflicts and challenges experienced by university mothers who discovered motherhood during the training process. For this, the following specific objectives were outlined: 1. Reflect on being a mother and being a teacher in training, the challenges for the continuity of studies; 2. Identify/investigate what kind of university assistance is provided to student-mothers at UFPB - Campus III; and 3. Discuss the difficulties and strategies arising from the return of maternity leave to continue training. The study is characterized as qualitative, and is inspired by the methodology of Ego-history, as it brings the author's own report to the research. However, it also has the report of 6 other student mothers in training, obtained through the questionnaire as a data collection instrument. Theoretically, it is based on the studies of Ana Maria de Oliveira Urpia and Sonia Maria Rocha Sampaio, among others. It is concluded that academic assistance needs to be expanded and better publicized, as well as attesting to the urgency of new policies designed for pregnant students that guarantee the permanence of future mothers in the period of graduation. |
Palavras-chave: | Aluna-mãe Graduação Assistência universitária |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33610 |
Data do documento: | 12-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
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Ângela Beatriz Venâncio da Silva 2023 01.pdf | 453,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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