Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3364
metadata.dc.type: TCC
Title: O jogo batalha naval e a trigonometria no 1º ano do Ensino Médio
metadata.dc.creator: Albuquerque, Alexandre Rodrigues Lins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, Agnes Liliane Lima Soares de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa Escola Estadual do município de Alagoa Grande-PB, cujo objetivo foi aplicar o Jogo Batalha Naval nas turmas do 1º do Ensino Médio, como uma ferramenta de estudo, proporcionando aos alunos uma maior familiarização com o conteúdo, de forma clara e divertida, ajudando ainda mais na construção de seus próprios conceitos relacionados à Trigonometria. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos, quanto aos procedimentos foi o estudo de caso. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi caracterizada como exploratória, já o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi um questionário diagnóstico. Com relação aos resultados, os dados mostram que a utilização do JOGO BATALHA NAVAL foi positivo, por ter sido eficaz na compreensão dos conceitos relacionados à Trigonometria. Para fundamentar nosso trabalho nos apoiamos em BRASIL (1997), BRASIL (2006) entre outros. Como contribuições ao cenário acadêmico, fortalecemos o literato científico acerca do uso do jogo para o Ensino Médio. Como perspectiva de futuras pesquisas, apontamos maiores investigações sobre a problematização do jogo e seus reflexos no Ensino-Aprendizagem.
Abstract: This paper is presenting the results of an investigation carried out in a state school in the city of Alagoa Grande-PB. The aim was to apply the Game Battleships in classes from 1st of high school, as a study tool, giving students a better familiarization with the content in a clear and entertaining way, helping further to build their own concepts related to trigonometry. The methodology used to achieve the proposed objectives, as to the procedures, was the case study. As to the objectives, the research was characterized as exploratory, since the instrument used in the collection of research data was a questionnaire diagnosis. Regarding the results, the data show that the use of naval battle game was positive to have been effective in understanding the concepts related to trigonometry. For bases from our work we analise BRAZIL (1997), BRAZIL (2006) and others. As contributions for cientific area, we add more papers about using game for high school. For future search perspectives, we show investigations about solving problems in this game and how this affect the Learning.
Keywords: Jogo Batalha Naval
Trigonometria
Ensino Médio - Professor
Game Battleships
Trigonometry
High school - Teacher
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3364
Issue Date: 16-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARLA19072016.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons