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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33642
Tipo: TCC
Título: Video games no ensino de língua inglesa
Autor(es): Gonçalves Filho, José Roberto
Primeiro Orientador: Ferreira, Barbara Cabral
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que se propõe a buscar compreender quais seriam os possíveis benefícios dos jogos eletrônicos, sejam eles educativos ou não, quando incorporados no ensino de língua inglesa através das metodologias da gamificação e da abordagem multimodal. Para isso, discorre sobre a história dos jogos de videogame desde o árcade até os computadores pessoais, os consoles domésticos e a internet e, posteriormente, busca encontrar uma definição para o que são os jogos de videogame, quais as características que definem esse meio digital e de que modo essas características poderiam beneficiar o ensino de língua inglesa. Finalmente são apresentados exemplos de pesquisas realizadas em sala de aula de língua inglesa no Brasil para entender, através desses exemplos reais, como os jogos eletrônicos foram incorporados nas atividades em sala de aula, quais foram os objetivos que levaram a utilização desses meios e quais foram os resultados obtidos com o uso desses jogos como ferramenta didática.
Abstract: This essay is a bibliographical research that aims to understand what are possible benefits of electronic games, whether educational or not, when incorporated into English language teaching through gamification and multimodal approach methodologies. To this end, it briefly discusses the history of video games from the arcade to the personal computers, the domestic consoles and the internet and, subsequently, seeks to find a definition for what video games are, what characteristics define this digital medium and how these characteristics could benefit English language teaching. Finally, examples of research carried out in English classrooms in Brazil are presented in order to understand, through these real examples, how electronic games were incorporated into classroom activities, what were the objectives that led to the use of these means and what were the results obtained by the use of these games as a teaching tool.
Palavras-chave: Vídeo games
Gamificação
Multimodalidade
Ensino de língua inglesa
Gamification
English language teaching
Multimodality
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33642
Data do documento: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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