Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3365
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da aprendizagem e a educação infantil
metadata.dc.creator: Lima, Geiningela Adromeda Bernardo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, Wilder Kleber Fernandes de
metadata.dc.description.resumo: O trabalho consiste em um estudo sobre a avaliação da aprendizagem na educação Infantil analisando as concepções sobre as principais teorias acerca da avaliação.O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Assim, o trabalho tem a intenção de fazer uma análise acerca das principais teorias que abordam sobre avaliação e a sua função no ensino e aprendizagem. Os autores pesquisados são: Sant’anna (1995), Cazaux (1994), Hoffmann (2006), e outros que abordam conceitos de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil. Os resultados indicam quea avaliação na educação infantil permite ao professor refletir sobre a própria prática. Ao refletir sobre sua ação pedagógica, o professor pode identificar avanços, dificuldades, necessidades de intervenção e estratégias que viabilizaram melhor resultado, enfim, pode continuamente reconstruir sua prática, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento das crianças atendidas na Educação Infantil.
Abstract: Our theme is a study on the assessment of learning in early childhood education by analyzing the concepts of the main theories about the evaluation. The study was conducted from a literature search. Thus, the work intends to make an analysis of the main theories that address on evaluation and its role in teaching and learning. The authors surveyed are: Sant'anna (1995), Cazaux (1994), Hoffmann (2006), and others that address concepts of assessment of learning in kindergarten. The results indicate that the evaluation in early childhood education allows teachers to reflect on their own practice. Reflecting on his pedagogical action, the teacher can identify progress, difficulties, intervention needs and strategies that enabled better result, in short, can continually rebuild their practice, thus contributing to a better development of children served in Early Childhood Education.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Educação Infantil
Métodos avaliativos
Learning evaluation
Child education
Evaluation methods
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3365
Issue Date: 24-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABL27072017.pdf744,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.