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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33650
Tipo: | TCC |
Título: | O lugar do atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas da rede municipal de ensino: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Duarte, Maria Gabriella Amancio |
Primeiro Orientador: | Silva, Silvânia Lúcia de Araújo |
Resumo: | A cada dia que se passa, podemos observar o quanto nossa sociedade tem avançado em relação às práticas inclusivas no convívio familiar, escolar e social, mesmo reconhecendo as incontáveis necessidades que, estruturalmente, ainda temos que enfrentar. Apesar de um crescimento evidente de recursos e formações para profissionais nessa área, ainda é muito pouco o que se conhece a respeito do que é de direito daquele que tem alguma necessidade, seja por deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou de transtornos funcionais específicos, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), seja por superdotação/altas habilidades. O artigo que se apresenta pretende analisar e discutir o lugar da equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) sob o respaldo do campo conceitual da Educação Especial Inclusiva no município de Arara/PB, buscando solucionar a seguinte questão problema: “Qual o lugar da equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Arara junto aos estudantes que fazem uso do atendimento?”. Com o intuito de responder a essa questão, foi adotada a abordagem de natureza qualitativa com caráter exploratório, quanto aos objetivos. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário, cujo instrumento técnico compunha perguntas diretas e foi entregue aos sujeitos da pesquisa, quais sejam: três professoras que atendem atualmente nas salas de AEE do município de Arara/PB; ressaltamos que também tivemos um quarto sujeito que não faz parte direta da pesquisa, mas de forma indireta, foi a participação dos pais de uma criança compartilhando seu olhar sobre a Sala de AEE, através de mensagens no aplicativo de Whtasapp. Para a construção, fundamentação e enriquecimento teórico do estudo, contamos com alguns autores, como Fávero, Mantoan e Gomes e seus olhares atentos sobre a estrutura do AEE; ainda, Milanez e Shirmer e suas contribuições a cerca das deficiências intelectuais e físicas; além de Galvão, que teoriza sobre a importância das salas assistivas, entre outros; e, finalmente, dos documentos legais que nos instruem com maestria e alguns estudos da legislação pública a fim de complementar a proposta de nossa pesquisa. Os resultados se mostraram bastante satisfatórios, uma vez que conseguimos explorar relevantes pontos que giram em torno da temática. Assim, pudemos averiguar que, apesar dos eventuais desafios que se levantam, o AEE realiza um trabalho de grande valia para o município de Arara/PB, já que consegue colaborar com os estudantes que fazem uso da sala, respeitando-se as peculiaridades e necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequelas físico-motora, auditiva, visual, de transtornos funcionais específicos (TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outras demandas pedagógicas. Ademais, apenas foi observada a necessidade de melhorias no senso de coletividade, entre a escola regular e o AEE, cuja gestão relacional, se melhor desenvolvida, permitirá que os estudantes sejam muito mais beneficiados |
Abstract: | Every day, we can observe the advancement of our society regarding discoveries in the field of inclusive education. Despite a clear growth in resources and training for professionals in this area, there is still much to be understood about the rights of those with educational needs, whether due to physical, auditory, visual, intellectual disabilities, or specific functional disorders, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), Autism Spectrum Disorder (ASD), or giftedness/high abilities. This article aims to analyze and discuss the role of the Specialized Educational Assistance (AEE) team under the conceptual framework of Inclusive Special Education in the municipality of Arara/PB, seeking to address the following problem question: 'What is the role of the Specialized Educational Assistance (AEE) team in the municipality of Arara with students who use the service?' In order to answer this question, a qualitative approach with an exploratory nature was adopted. For data collection, a questionnaire was used, consisting of direct questions and was delivered to the research subjects, three teachers who currently work in the AEE classrooms in the municipality of Arara/PB. For the construction, foundation, and theoretical enrichment of the study, we relied on some authors such as Fávero, Mantoan, and Gomes and their insights into the structure of AEE; also, Milanez and Shirmer and their contributions regarding intellectual and physical disabilities; as well as Galvão, who theorizes about the importance of assistive classrooms, among others; and, finally, legal documents that guide us with mastery and some studies of public legislation in order to complement the proposal of our research. The results were quite satisfactory, as we were able to explore relevant points revolving around the theme. It was possible to perceive that despite the occasional challenges that arise, AEE does valuable work for the municipality of Arara/PB, as it manages to collaborate with students who use the classroom, respecting the peculiarities and educational needs of each area of disability or alteration resulting from physical-motor, auditory, visual, specific functional disorders (ADHD - Attention Deficit Hyperactivity Disorder), and other pedagogical demands. It was only observed the need for improvements in the sense of collectivity, between regular schools and AEE, whose relational management, if better developed, will allow students to benefit much more. |
Palavras-chave: | AEE Educação especial inclusiva Rede municipal de ensino. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33650 |
Data do documento: | 13-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
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