Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33656
Tipo: TCC
Título: Avaliação a partir de memórias a respeito das experiências vivenciadas por egressos de turmas multisseriadas da educação no/do campo
Autor(es): Costa, Maria José Santos da
Rodrigues, Paulo Ricardo da Silva
Primeiro Orientador: Lins, Lucicléa Teixeira Lins
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar a partir de relatos de egressos de Turmas Multisseriadas da Educação no/do Campo, as suas experiências educativas, destacando os principais desafios e possibilidades. Ademais, elencamos como objetivos específicos: Analisar como as Turmas Multisseriadas contribuíram (ou não) com a vida pessoal e profissional de seus egressos; Verificar junto aos egressos as possíveis memórias afetivas construídas nas experiências vivenciadas por eles em Turma Multisseriadas. Em nossas análises, fazemos um estudo comparativo de respostas e concluímos as semelhanças e diferenças entre as experiências dos entrevistados. Como aparato teórico, utilizamos os estudos desempenhados pelos seguintes estudiosos: Arroyo, Caldart, Fernandes, Gil, Hage, Ludke, Molina, Minayo, Oliveira, Santos e Souza, Severino, Sousa e Wizniewsky. Além de legislações nacionais brasileiras. Para isso, adotamos uma metodologia qualitativa, e como técnica de pesquisa para a constituição de dados, utilizamos a entrevista. Foram entrevistados oito egressos de Turmas Multisseriadas, com a faixa etária entre 22 e 41 anos de idade. Conforme os relatos coletados, foi possível averiguar que apesar de serem sujeitos de contextos sociais diferentes, regiões distintas e realidades diversas, algumas experiências assemelham-se. No entanto, questões que ocorreram como desafiantes para alguns participantes, foram colocadas como positivas para outros.
Abstract: The present work aims to identify, based on reports from graduates of Multigrade Education Classes in/from the Countryside, the educational experiences, highlighting the main challenges and possibilities.Furthermore, we list the following as specific objectives: Analyze how Multigrade Classes contributed (or not) to the personal and professional lives of their graduates;Check with the graduates the possible affective memories built in the experiences they lived in Multi-Series Classes.In our analyses, we carry out a comparative study of responses and conclude the similarities and differences between the experiences of the interviewees.As a theoretical apparatus we use the studies carried out by the following scholars: Arroyo, Caldart, Fernandes, Gil, Hage, Ludke, Molina, Minayo, Oliveira, Santos e Souza, Severino, Sousa and Wizniewsk.In addition to Brazilian national legislation. To achieve this, we adopted a qualitative methodology and as a research technique for data creation, we used interviews.Eight graduates of Multigrade Classes were interviewed, aged between 22 and 41 years old.According to the reports collected, it was possible to ascertain that despite being subjects from different social contexts, different regions and different realities, some experiences are similar.However, issues that appeared as challenging for some participants were seen as positive for others.
Palavras-chave: Turmas multisseriadas
Educação no/do campo
Experiências
Desafios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33656
Data do documento: 2-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria e Paulo completo.pdf501,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.