Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3368
Tipo: | TCC |
Título: | Uma investigação do conhecimento do aluno em relação a questões que envolvem estatística |
Autor(es): | Souza, Kleriton Anjo de |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Bayeux -PB, cujo objetivo foi analisaro conhecimento dos alunos no que se refere à resolução de questões que envolvam o conteúdo de Estatística extraídas de provas das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).A metodologia utilizada para se alcançar os objetivos da pesquisa, quanto aos procedimentos foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Quanto aos objetivos, a pesquisa foi caracterizada como exploratória e como método de abordagem do problema foi o qualitativo e quantitativo. Já o instrumento empregado na coleta de dados da pesquisa foi aplicado um questionário diagnóstico, contendo 7 (sete) questões fechadas e abertas, sendo 4 (quatro) retiradas do banco de questões da OBMEP e 3 (três) retiradas de provas do ENEM, todas relacionadas ao conteúdo de estatística. O tamanho da amostra foram 38 alunos de 2 turmas do 3º ano do Ensino Médio regular. Com relação aos resultados encontrados verificou-se que os alunos tem uma grande deficiência em relação ao estudo da estatística, tendo em vista que, eles tiveram um desempenho muito abaixo do esperado. |
Abstract: | The present work comes to present the results of an investigation into a state school of elementary and high school in the town ofBayeux - PB, whose aim was to analyze the students' knowledge with regard to the resolution of issues involving the content extracted Statistics evidence of Mathematics Olympics Public Schools (OBMEP) and the National Secondary Education Examination (ENEM). The methodology used to achieve the objectives of the research; the procedures were the literature and the case study. As to the objectives, the research was characterized as exploratory and how to approach the problem of method was qualitative and quantitative Already the instrument used in the collection of research data was a questionnaire diagnostic containing 7 (seven) closed questions and 4 four open questions of OBMEP databaseand 3 (three) withdrawals of proof of ENEM, all content-related statistics. The sample size was 38 students of two classes of the 3rd year of regular high school. Regarding the findings it was found that the students have a great deficiency in relation to the study of statistics, given that they have performed well below expectations. |
Palavras-chave: | Estatística OBMEP ENEM Ensino da Matemática Statistic Mathematics Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3368 |
Data do documento: | 9-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAS19072016.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons