Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33711
Tipo: | TCC |
Título: | Desafios do ensino de ciências biológicas na educação a distância |
Autor(es): | Brasileiro, Mateus Salviano Farias |
Primeiro Orientador: | Dias, Daniele dos Santos Ferreira |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso aborda os desafios e estratégias associados ao ensino de Ciências Biológicas na modalidade de Educação a Distância (EAD). A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental de planos pedagógicos e relatórios acadêmicos, com o objetivo de compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e as estratégias pedagógicas empregadas nessa modalidade. Os resultados apontam que os estudantes enfrentam desafios como a necessidade de conciliar trabalho e estudo, lidar com dificuldades tecnológicas e manter a motivação em um ambiente remoto. A ausência de práticas presenciais foi destacada como uma limitação para a compreensão de conteúdos práticos, enquanto estratégias pedagógicas baseadas em tecnologias digitais e atividades interativas se mostraram ferramentas úteis, mas ainda pouco exploradas. Como conclusão, o estudo propõe a implementação de políticas educacionais que ampliem o suporte aos estudantes em EAD, incluindo maior utilização de tecnologias interativas e práticas híbridas para atividades que exijam experimentação prática. Tais medidas visam contribuir para a qualidade e a efetividade do ensino de Ciências Biológicas na modalidade a distância. |
Abstract: | This final paper addresses the challenges and strategies associated with teaching Biological Sciences in the Distance Learning (EAD) modality. The research uses a qualitative approach, based on the documentary analysis of pedagogical plans and academic reports, with the objective of understanding the difficulties faced by students and the pedagogical strategies employed in this modality. The results indicate that students face challenges such as the need to balance work and study, deal with technological difficulties and maintain motivation in a remote environment. The lack of face-to-face practices was highlighted as a limitation for the understanding of practical content, while pedagogical strategies based on digital technologies and interactive activities proved to be useful tools, but still little explored. In conclusion, the study proposes the implementation of educational policies that expand support for students in EAD, including greater use of interactive technologies and hybrid practices for activities that require practical experimentation. Such measures aim to contribute to the quality and effectiveness of teaching Biological Sciences in the distance learning modality. |
Palavras-chave: | Educação a distância e ciências Desafios do ensino a distância - EAD Biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33711 |
Data do documento: | 2-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSFB21022025.pdf | 770,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.