Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33715
Tipo: | TCC |
Título: | Concernente à utilização didático-pedagógica da ludicidade em aulas de língua inglesa no contexto do ensino médio atual |
Autor(es): | Silva, Yordan Hausmann Targino da |
Primeiro Orientador: | Andrade, Barthyra Cabral Vieira de |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica demonstrando ciência sobre o cenário historicamente desafiante do ensino de Língua Inglesa no contexto do Ensino Médio do Brasil, objetiva analisar, sobretudo, as percepções teóricas concernentes à abordagem do conceito polissêmico de ludicidade, bem como, verificar e compreender as implicações propiciadas por sua utilização de caráter didático- pedagógico em salas de aulas de Língua Inglesa no contexto do Ensino Médio brasileiro atual em tempos de globalização, considerando o gênero de tratamento concedido à temática tanto ao âmbito da pesquisa acadêmica, quanto ao âmbito político-educacional. Por tanto, metodologicamente, como uma maneira de cumprir tais objetivos específicos, utilizou-se de dados não métricos obtidos a partir de fontes secundárias, dentre as quais, exemplificam-se as pesquisas de Fortuna (2000); Luckesi (1998; 2004); Pinheiro e Silva (2017), bem como, um estudo conduzido pelas professoras Oliveira e Novelli (2016), o qual propôs a implementação de um projeto de intervenção lúdica em sala de aulas da 2a série do Ensino Médio numa escola pública situada na unidade federativa paranaense. Dessa maneira, compreendeu-se que, o evento havendo propiciado uma alteração temporária da rotina local, em um primeiro momento, os educandos demonstraram reações razoavelmente indisciplinadas. No entanto, conforme as atividades conteudísticas propostas foram aplicadas ludicamente e com a disciplinaridade devida, então, de acordo com um questionário a eles submetido, favoravelmente constatou-se, por exemplo: experienciação dos estados de contentamento, melhoramento da habilidade de concentração e da compreensão dos conteúdos, entre outros resultados. |
Abstract: | This bibliographical research, by demonstrating that is aware of the historically challenging scenario for the English language teaching in the context of Brazilian high school education, aims to analyse, above all, the theoretical perceptions concerning the approach to the polysemic concept of ludicity/playfulness, as well as to verify and understand the implications provided by its use for didactic-pedagogical purposes in English language classrooms in the context of current Brazilian high school education in times of globalisation, considering the type of treatment given to the theme both in the scope of academic research and in the political- educational scope, as well. Therefore, methodologically, as a manner to fulfill these specific objectives, non-metric data obtained from secondary sources were used, amongst which are the researches of Fortuna (2000); Luckesi (1998; 2004); Pinheiro and Silva (2017), as well as a study conducted by teachers Oliveira and Novelli (2016), which proposed the implementation of a playful/ludic intervention project in the classroom of the 2nd year of high school in a public school located in the federative unit of Paraná. In this way, it was understood that, since the event provided a temporary change in the local routine, at a first moment, the students demonstrated reasonably undisciplined reactions. However, as the proposed content-based activities were applied ludically/playfully and with due discipline, then, according to a questionnaire submitted to them, favourably, it was learnt for example, they experienced states of contentment, improved concentration skills and understanding of contents, amongst other results. |
Palavras-chave: | Ludicidade Ensino Língua Inglesa Ensino Médio Atividades Lúdicas Ludicity English Language Teaching High School Playful activities |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33715 |
Data do documento: | 16-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Yordan (2024) - TCC.pdf | 370,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons