Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3373
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão escolar: delineando seu formato democrático e participativo e suas possíveis formas de materialização
metadata.dc.creator: Lima, Jamile de Moura
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Swamy de Paula Lima
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trouxe à tona a discussão da gestão escolar, particularmente de sua forma democrática e participativa. Dessa forma, elegemos como tema o processo da gestão democrática e participativa na educação escolar. Entende-se por gestão democrática e participativa o processo de administração que permite a participação plena e equilibrada dos membros de uma população nas decisões. Especificamente no âmbito da educação escolar, a gestão democrática e participativa é o processo administrativo que parte da descentralização do poder do diretor (a), permitindo a participação dos profissionais da educação (corpo docente, corpo discente, diretores, supervisores, orientadores, secretários e demais funcionários da escola) e da comunidade externa (pais e comunidade local) no gerenciamento dos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros da unidade escolar. Nessa empreitada, o objetivo geral foi analisar o processo da gestão escolar na educação formal, partindo da explicitação de seu formato democrático e participativo na escola, e suas possíveis formas de materialização. Em nível de objetivos específicos, pretendeu-se: situar a gestão escolar no bojo da educação formal; descrever a gestão democrática e participativa na escola. Questionaram-se, sobretudo, quais são os fatores e os indicadores que devem ser considerados e/ou salientados para que o processo seja implementado e/ou materializado. A perspectiva de análise que norteou este trabalho foi a histórica e cultural, por facilitar a compreensão da gestão escolar. Quanto à metodologia, elegemos a pesquisa bibliográfica como caminho metodológico. Ademais da pesquisa bibliográfica, esta pesquisa também esteve apoiada na pesquisa documental e de campo, na medida em que lançou mão de dados e fatos coletados da realidade presente. A análise foi feita a partir da imbricação das perspectivas de análise e do movimento teórico e vice-versa.
Abstract: This research has raised the discussion on school management, particularly concerning its democratic and participatory characteristic. Thus, we have chosen as a theme, the process of democratic and participatory management in school teaching. The term describes the managing process that allows for the full and balanced participation by members of a population, in the decisions. Specifically in the realm of school teaching, democratic and participatory management is the managing process that starts from the Principal’s power decentralization, thus permitting the school professionals’ participation, such as: teachers, students, headmasters, supervisors, counselors, secretaries and other clerks, as well as the outside community (parents and others), to take part in the financial, pedagogical and administrative aspects of the school unit. For this task, our general aim was to analyze the school management process in formal education, starting from the explicitness of its democratic and participatory format in school, as well as its possible forms of materialization. At the level of the specific aims, we intended to place school management within formal education; to describe participatory and democratic management in school. There were above all, questions about factors and indicators which must be considered and/or pointed out, so that the process can be implemented and/or materialized. The analysis perspectives that oriented this study were the historical and cultural ones, in order to make it easier the school management understanding. As for the methodology, we chose the bibliographical research, besides the field and documental research, as we have used data and facts collected from the present reality. The analysis was done by considering interconnection of analysis perspectives and theoretical movement, and vice versa.
Keywords: Educação
Gestão Escolar
Gestão Democrática e Participativa
Education
School management
Democratic and participatory management
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3373
Issue Date: 2-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JML16082017.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.