Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33774
Tipo: TCC
Título: As crianças são a alma da escola” : relações afetivas no trabalho de um professor de língua inglesa da educação infantil
Autor(es): Silva, Lucas Marinho da
Primeiro Orientador: Silva, Rosycléa Dantas
Resumo: A docência na Educação Infantil demanda a integração entre o cuidar e o educar, o que reforça a importância de se considerar os aspectos afetivos, ainda pouco valorizados nessa etapa da educação (Albuquerque; Santos, 2022; Silva; Gomes, 2022). Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo investigar como um professor de língua inglesa no contexto da Educação Infantil compreende os afetos e emoções que constroem sua prática docente. Para tanto, os dados foram gerados a partir de um relato reflexivo e as discussões utilizaram como aporte teórico estudos sobre trabalho docente na Educação Infantil e formação inicial de professores (Maia; Costa, 2019; Albuquerque; Santos, 2012); pesquisas sobre emoções e afetividade (Barcelos, 2015; 2022; Maturana, 2002; Vygotsky, 1998 [1934]; Spinoza 2014 [1677] apud Dantas, 2019) e documentos oficiais (Brasil 1988, 1996, 2009, 2017; Paraíba, 2013, 2021; João Pessoa, 2021; UFPB, 2018). A partir da análise qualitativa dos dados, os resultados mostraram que os afetos e emoções experienciados pelo professor de língua impulsionaram a criação de laços com alunos e familiares, a sensação de pertencimento e o reconhecimento da identidade profissional docente. Além disso, a análise indicou uma docência permeada por práticas de inclusão, respeito, empatia e acolhimento, nas quais as crianças aprendiam a lidar com os afetos vivenciados.
Abstract: eaching in Early Childhood Education demands the integration between care and education, which reinforces the importance of considering the affective aspects, still little valued at this stage of education (Albuquerque; Santos, 2022; Silva; Gomes, 2022). In this scenario, the present research aims to investigate how an English language teacher in the context of early childhood education understands the affections/ emotions that build his teaching practice. For this, the data were generated from a reflective report and the discussions used as theoretical input studies on teaching practice in early childhood education and initial teacher education (Maia; Costa, 2019; Albuquerque; Santos, 2012); research on emotions and affectivity (Barcelos, 2015; 2022; Maturana, 2002; Vygotsky, 1998 [1934]; Spinoza 2014 [1677] apud Dantas, 2019) and official documents (Brazil 1988, 1996, 2009, 2017; Paraíba, 2013, 2021; João Pessoa, 2021; UFPB, 2018). From the qualitative analysis of data, the results showed that the affections and emotions experienced by the language teacher boosted the creation of bonds with students and family, the sense of belonging and the recognition of professional identity. In addition, the analysis indicated a teaching permeated by inclusion practices, respect, empathy and acceptance, in which children learned to deal with the affects experienced.
Palavras-chave: Educação Infantil
Afetividade
Letramento emocional
Língua inglesa
Trabalho docente
Early childhood education
Affectivity
Emotional literacy
English language
Teaching practice
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33774
Data do documento: 15-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Lucas. (2024) TCC.pdf575,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons