Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33776
Tipo: TCC
Título: Ensino bilíngue em João Pessoa : das escolas e seus projetos pedagógicos aos documentos oficiais
Autor(es): Alcântara, Pedro Henrique Araújo de
Primeiro Orientador: Bühler, Rosilma Diniz Araújo
Resumo: Considerando o crescimento exponencial de instituições de ensino bilíngues no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como as escolas particulares de João Pessoa propõem e implementam o ensino bilíngue, em conformidade com as diretrizes educacionais nacionais. A pesquisa foi motivada pela crescente expansão do ensino bilíngue no Brasil e pela necessidade de compreender como essas instituições adaptam suas práticas pedagógicas a essa modalidade. Para tanto, foram estabelecidos três objetivos específicos: 1) Apresentar as orientações e diretrizes sobre o ensino bilíngue apresentadas nos documentos oficiais brasileiros, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Parecer CNE/CEB nº 2/2020; 2) Investigar as abordagens pedagógicas utilizadas pelas escolas particulares de João Pessoa na implementação do ensino bilíngue; e 3) Demonstrar e comparar as metodologias utilizadas pelas escolas bilíngues com as diretrizes do Parecer CNE/ CEB nº 2/2020. O aporte teórico do trabalho utiliza as contribuições de Leffa (1988); Larsen – Freeman (2000); Brown (2007); Polidório (2014) e Oliveira (2014) no que se refere aos métodos e abordagens de ensino de língua inglesa, bem como os conceitos de bilinguismo por Bloomfield (1933); Haugen (1953); Titone (1972); Hamers e Blanc (2000); Macnamara (1967); Savedra (2009); Butler e Hakuta (2004) e Wei (2000) A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva e utilizou como base informações coletadas em sites das escolas, trabalhos acadêmicos, documentos oficiais e jornais digitais, visando entender as práticas de ensino bilíngue em relação às regulamentações vigentes.
Abstract: Considering the exponential growth of bilingual educational institutions in Brazil, this study aims to analyze how private schools in João Pessoa propose and implement bilingual education in accordance with national educational guidelines. The research was motivated by the growing expansion of bilingual education in Brazil and the need to understand how these institutions adapt their pedagogical practices to this modality. To achieve this, three specific objectives were established: 1) To present the guidelines on bilingual education as outlined in Brazilian official documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the CNE/CEB Opinion No. 2/2020; 2) To investigate the pedagogical approaches used by private schools in João Pessoa in the implementation of bilingual education; and 3) To demonstrate and compare the methodologies used by bilingual schools with the guidelines of the CNE/CEB Opinion No. 2/2020. The theoretical framework of this study draws on the contributions of Leffa (1988); Larsen-Freeman (2000); Brown (2007); Polidório (2014) and Oliveira (2014) regarding methods and approaches to English language teaching, as well as the concepts of bilingualism by Bloomfield (1933); Haugen (1953); Titone (1972); Hamers and Blanc (2000); Macnamara (1967); Savedra (2009); Butler and Hakuta (2004) and Wei (2000). The research is of a descriptive qualitative nature and is based on information collected from school websites, academic papers, official documents, and digital newspapers, aiming to understand bilingual teaching practices in relation to current regulations.
Palavras-chave: Escolas bilíngues
Língua inglesa
Ensino de LE
Documentos oficiais
Bilingual schools
English language
EFL teaching
Official documents
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33776
Data do documento: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alcântara, Pedro (2024) TCC.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons