Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33780
Tipo: | TCC |
Título: | Um olhar histórico sobre a educação inclusiva no Brasil: avanços e desafios |
Autor(es): | Rodrigues, Ariana Charlene |
Primeiro Orientador: | Martins, Maurício Rebelo |
Resumo: | Este trabalho trata da história da educação inclusiva no Brasil, bem como seus avanços e desafios. Sendo assim, tem como justificativa buscar entender melhor a trajetória da inclusão, para que a partir desse entendimento possamos ter um novo olhar que valorize e respeite as diferenças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivos determinados: verificar os paradigmas que nortearam as políticas da educação inclusiva no Brasil, identificando as leis vigentes que as orientam, além de seus desafios. Para subsidiar o trabalho, utilizamos como uma das principais fontes de leituras a autora Maria Tereza Mantoan (2003), além de analisar, entre outras leis, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 1996) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI 2015). Considerando o contexto histórico e as legislações da educação inclusiva, conclui-se que muitos avanços já foram realizados e foram bem significativos. No entanto, ainda se faz necessário um trabalho colaborativo, principalmente no âmbito educacional, que consiga de fato acolher todos e todas ofertando as mesmas oportunidades de aprendizagem e sem nenhum tipo de preconceito, segregação ou diferenciação. |
Abstract: | This work deals with the history of inclusive education in Brazil, as well as its advances and challenges. Therefore, it is justified to seek to better understand the trajectory of inclusion, so that from this understanding we can have a new look that values and respects differences. This is a bibliographical research that has the following objectives: to verify the paradigms that guided inclusive education policies in Brazil, identifying the current laws that guide them, in addition to their challenges. To subsidize the work, we used the author Maria Tereza Mantoan (2003) as one of the main sources of readings, in addition to analyzing, among other laws, especially the Law of Guidelines and Bases (LDB 1996) and the Brazilian Law of Inclusion (LBI 2015 ). Considering the historical context and legislation on inclusive education, it is concluded that many advances have already been made and they were very significant. However, collaborative work is still necessary, especially in the educational field, which can actually welcome everyone, offering the same learning opportunities and without any type of prejudice, segregation or differentiation. |
Palavras-chave: | Inclusão Educação Avanços Desafios |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33780 |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARIANA CHARLENE RODRIGUES 2023 01.pdf | 732,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.