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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33781
Tipo: TCC
Título: Políticas e práticas de educação de jovens e adultos em municípios do brejo paraibano: desafios, limites e possibilidades
Autor(es): Domiciano, Luana Ferreira
Primeiro Orientador: Lucena, Helen Halinne Rodrigues de
Resumo: Esse trabalho teve o objetivo de analisar como se revelam alguns aspectos da política de Educação de Jovens e Adultos implementadas no Brasil após a LDB 9.394/96, nas práticas políticas e pedagógicas da área em dois municípios do brejo paraibano, de acordo com alguns de seus principais agentes (gestores, coordenadores e docente da EJA). O referido estudo nos permitiu refletir a relação entre o proposto e o vivido quanto aos aspectos mencionados, observando seus desafios, limites e possibilidades em âmbito local. Através de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, os dados foram obtidos por meio de grupo focal e entrevista, guiados por um roteiro que se direcionou aos principais interlocutores desta pesquisa, quais sejam: coordenadoras pedagógicas, gestoras e educador da Educação de Jovens e Adultos dos municípios do brejo paraibano pesquisados. A reflexão dos dados sobre o tema desse trabalho, fundamentou-se em estudos de autores reconhecidos na área, como, Freire, Arroyo, Paiva, Haddad, Di Pierro etc., e por documentos de seu marco legal e político constituídos após a LDB 9.394/96. Nas análises empreendidas, observamos que ainda há muitos limites no âmbito das políticas e práticas locais, nos municípios do brejo paraibano, para o cumprimento de aspectos da política nacional de Educação de Jovens e Adultos como: a oferta e os tipos de oferta diversificados (noturno e diurno; em ciclos, e/ou em outras formas de organização curricular); a formação docente adequada a realidade da EJA; o cumprimento das funções reparadora, equalizadora e qualificadora desta modalidade, entre outros. Há, por outro lado, iniciativas que demonstram a tentativa de garantir o direito à educação, através da matrícula e do acesso à escola pelos seus demandantes (como as estratégias de busca ativa), e a continuidade dos estudos por esses sujeitos, impulsionada pelas parcerias estabelecidas com entidades ou instituições públicas e/ou privadas formadoras no âmbito da qualificação para o trabalho e experiências ligadas à vida social. Percebemos, então, que há, de maneira geral, uma sensibilidade entre os agentes promotores da EJA em desenvolvê-la considerando a vivência dos estudantes, suas culturas, necessidades, expectativas e interesses de aprendizagens, que não se reflete da mesma maneira no âmbito das políticas locais implementadas, já que ainda se vê ausência de materiais didáticos adequados para esta modalidade, tentativas de descaracterização da EJA, pelo seu alinhamento à BNCC e ao Plano Nacional de Alfabetização, modelos de atendimento inadequados às condições de acesso e necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos, entre outros aspectos que desafiam à construção de uma Educação de Jovens e Adultos que leva em consideração as especificidades da modalidade e a diversidade de seus sujeitos.
Abstract: The objective of this study was to analyze how some aspects of the Youth and Adult Education policy implemented in Brazil after LDB 9.394/96 are revealed in the political and pedagogical practices of the area in two municipalities in the Paraíba Brejo region, according to some of its main agents (managers, coordinators and EJA teachers). This study allowed us to reflect on the relationship between what is proposed and what is experienced regarding the aspects mentioned, observing their challenges, limits and possibilities at the local level. Through a qualitative, exploratory research, the data were obtained through focus groups and interviews, guided by a script that was directed to the main interlocutors of this research, namely: pedagogical coordinators, managers and educators of Youth and Adult Education in the municipalities of the Paraíba Brejo region studied. The reflection of the data on the theme of this work was based on studies by recognized authors in the area, such as Freire, Arroyo, Paiva, Haddad, Di Pierro, etc., and on documents of its legal and political framework established after LDB 9.394/96. In the analyses undertaken, we observed that there are still many limits within the scope of local policies and practices, in the municipalities of the Paraíba brejo, for the fulfillment of aspects of the national policy of Youth and Adult Education such as: the offer and diversified types of offer (night and day; in cycles, and/or in other forms of curricular organization); teacher training appropriate to the reality of EJA; the fulfillment of the restorative, equalizing and qualifying functions of this modality, among others. There are, on the other hand, initiatives that demonstrate the attempt to guarantee the right to education, through enrollment and access to school by those who demand it (such as active search strategies), and the continuation of studies by these subjects, driven by partnerships established with public and/or private entities or institutions that provide training in the area of ​​qualification for work and experiences linked to social life. We then realize that there is, in general, a sensitivity among the agents promoting EJA in developing it considering the students' experiences, their cultures, needs, expectations and learning interests, which is not reflected in the same way in the scope of the local policies implemented, since there is still a lack of teaching materials suitable for this modality, attempts to mischaracterize EJA, due to its alignment with the BNCC and the National Literacy Plan, service models that are inadequate to the access conditions and learning needs of young people and adults, among other aspects that challenge the construction of an Education for Young People and Adults that takes into account the specificities of the modality and the diversity of its subjects.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Práticas educativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33781
Data do documento: 22-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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