Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3380
Tipo: TCC
Título: Curso de Licenciatura em Matemática – Campus IV: um estudo sobre a trajetória de dez anos (2006 a 2016)
Autor(es): Rocha, Débora Janini da
Primeiro Orientador: Angelo , Cristiane Borges
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar o percurso histórico do Curso de Licenciatura em Matemática no Campus IV- UFPB/Rio Tinto/PB. O estudo teve um caráter qualitativo, configura-se em um estudo de caso, tendo uma abordagem documental. O instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista que nos possibilitou ter acesso a informações detalhadas sobre nosso objeto de estudo. Teve como aportes teóricos os referenciais inerentes à linha de pesquisa da História da Educação Matemática, a exemplo de Valente (2010), Miorim e Miguel (2002, 2008) e Garnica e Souza (2012). Como resultados, destacamos a importância de como se deu o desenvolvimento do curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV, constatando que mesmo havendo as mais diversas dificuldades de implantação e desenvolvimento o curso vem se fortalecendo a cada dia e formando profissionais cada vez mais competentes.
Abstract: This study has the general objective to present the historical background of the Degree in Mathematics Campus IV-UFPB/Rio Tinto/PB. The study has a qualitative character, being a case study and having a documentary approach. The research instrument used was the interview which enabled us to have acess to detailed information about our project of study. It had a theoretical contributions the references related to the research of the History of the Mathematics Education, like Valente (2010). Miorin and Miguel (2002,2008) and Garnica and Souza (2012). As a result, we highlight the importance of the Matematics degree course at the Campus IV. Nothing that even facing several difficulties and its implementation and development, this course is getting stronger every day and forming increas ingly competent professionals.
Palavras-chave: Licenciatura em Matemática
Formação de professores
História da Educação Matemática
Matematics Degree
Teacher training
History of mathematics education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3380
Data do documento: 15-Jun-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DJRN15062016.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons