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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3381
Tipo: TCC
Título: O uso de jogos para o ensino de polígonos e poliedros no Ensino Fundamental
Autor(es): Rosendo, Wanderson Ferreira
Primeiro Orientador: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
Resumo: O trabalho com jogos matemáticos pode proporcionar aos professores da Educação Básica uma alternativa para a elaboração de estratégias didáticas com objetivos de melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A exploração de um jogo por meio de situações problemas pode ser uma forma interessante para o desenvolvimento de alguns conceitos geométricos pelo aluno. Assim, este estudo tem como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos para o ensino de Polígonos e Poliedros com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em escolas públicas da rede estadual nos municípios de Mamanguape e Rio Tinto – PB. A abordagem metodológica priorizou o método qualitativo de investigação por melhor caracterizar a interação das variáveis ensino e aprendizagem de Geometria. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram as avaliações diagnósticas, questionário de reflexões sobre os conteúdos trabalhados, questionário (perguntas abertas) para os professores, como também a colaboração da participação deles de ambas as escolas. Dos autores principais temos: Brenelli (2005), Grando (1995), Lorenzato (2006), Pavanello (1993), Van de Walle (2009), além de outros autores como também os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998) foram utilizados de forma a obter um embasamento teórico quanto à temática abordada neste estudo. Quanto aos resultados, estes apontam que o uso de jogos matemáticos e as atividades diagnósticas aplicadas iniciais e finais os alunos obtiveram um excelente rendimento no desempenho como também uma contribuição em melhoria no pensamento cognitivo ampliando a aprendizagem do conteúdo. Através dos resultados obtidos na coleta de dados e na análise, pode-se afirmar que os entrevistados responderam de forma consciente o que torna um fator significante e de crescimento sobre a importância do conteúdo geometria para o ensino da Matemática.
Abstract: Working with mathematical games can provide to the teachers from the basic education an alternative to the development of teaching strategies with objectives to improve the process of teaching and learning mathematics. The exploitation of a game through problem situations can be an interesting way to develop some geometrical concepts by the student. This study aimed to analyze the contributions of using games for educational Polygons and Polyhedra with students from 9th grade of primary education in public schools of the state in the city of Mamanguape and Rio Tinto – PB. The methodological approach prioritized the qualitative research method to better characterize the interaction of variable geometry teaching and learning. Such as data collection instruments used the diagnostic assessments, quiz reflections about the contents worked, questionnaire (open questions) for teachers, as well as the collaboration of the participation of both schools. The main authors are: Brenelli (2005), Grando (1995), Lorenzato (2006), Pavanello (1993), Van de Walle (2009), and other authors as well as the National Curriculum Parameters – PCN (BRAZIL, 1998) were used in order to obtain a theoretical background on the subject addressed in this study. About the results, they point out that the use of mathematical games and diagnostic activities applied early and late students achieved an excellent performance as well as a contribution to improvement in cognitive thinking expanding the learning content. Through the results obtained in data collection and analysis, it can be said that respondents consciously making a significant factor and growth about the importance of geometry content for the teaching of mathematics.
Palavras-chave: Jogos Matemáticos
Polígonos
Poliedros
Mathematicians Games
Polygons
Polyhedra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3381
Data do documento: 16-Jun-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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