Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3383
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do planejamento na educação infantil
metadata.dc.creator: Vilar, Tarciely Correia Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Dantas, Veridiana Xavier
metadata.dc.description.resumo: O planejamento é fundamental para a Educação Infantil, pois pode favorecero desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Assim, esse trabalho se concretizou com o objetivo de compreender como o planejamento está sendo utilizado nas salas de aulas de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo sob uma abordagem qualitativa. Para uma melhor compreensão do tema usamos como instrumento de coleta de dados um questionário. O corpusda pesquisa foi composto por professoras de Educação Infantil de uma Creche Municipal, situada no município de Taperoá/PB. A fundamentação teórica baseia-se em Oliveira (1992), Machado (1996), Mello (2010), Aroeira, Soares e Mendes (1996), Hoffman (2001), Barbosa (2006), Bassedas, Huguete e Sole (1999), entre outros, que abordam sobre a importância do planejamento na educação infantil. Os resultados obtidos nos mostraram que a importância do planejar é utilizada na sala de aula e que contribui de forma efetiva para formação de bons alunos no futuro.
Abstract: The importance of planning in early childhood education is critical to early childhood education, because it favors the child's learning. Thus, this work was achieved in order to understand how the planning is being used in childhood education classrooms. This is a field research in a qualitative approach. For a better understanding of the subject used as data collection instrument a questionnaire. The corpus consisted of Basic Education teachers who teachers at the CrecheMunicipal , located in the municipality of Taperoá. Our theoretical framework is based on Oliveira (1992), Machado (1996), Mello (2010), Aroeira, Smith and Mendes (1996), Hoffman (2001), Barbosa (2006), Bassedas, Huguete and Sole (1999) among others, that address on the importance of planning in early childhood education. The results showed us that the im portance of the plan is used in the classroom that contributes effectively to the formation of good students in the future.
Keywords: Educação Infantil
Planejamento
Formação
EarlyChildhood Education
Planning
Formation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3383
Issue Date: 17-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCPV02022017.pdf404,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.