Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33834
Tipo: Tese
Título: Dom José Maria Pires: as práticas educativas da palavra e dos direitos humanos em tempos ditatoriais (1964-1985)
Autor(es): Barbosa, Maria Das Graças da Cruz
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Elizete Guimarães
Resumo: A presente tese teve por objeto de estudo a prática educativa presente na ação pastoral e nos escritos de Dom José Maria Pires, no recorte temporal de 1964 a 1985, na Arquidiocese da Paraíba. Cenário de perseguições e violações de direitos durante a Ditadura, a Paraíba foi também o “lugar” (CERTEAU, 2012) de luta e resistência. A problemática da pesquisa questionou se, em meio à conjuntura ditatorial, poderia um arcebispo promover processos educativos de conscientização em prol da cidadania das pessoas pobres e socialmente marginalizadas? Considerando o cenário nacional e local da época, questionou-se e refletiu-se sobre o elemento educativo contido na ação pastoral e posicionamentos implementados pelo arcebispo frente aos ditames do Regime de Exceção. O objetivo geral analisou o elemento educativo da ação pastoral e escritos do arcebispo, com fulcro nas cartas pastorais, homilias, discursos, e memórias individuais e/ou coletivas (HALBWACHS, 2006). A metodologia adotada guiou-se pela pesquisa documental e pela História Oral Temática. O método fundamentou-se no paradigma indiciário em articulação com a perspectiva hermenêutica interpretativa das subjetividades. As categorias de análise perpassaram o arcabouço teórico da narrativa em Benjamin (1987), a experiência em Larrosa (2019); a liberdade em Freire (1967; 2000; 2011), entre outros. Os resultados indicaram que o episcopado de Dom José Maria Pires foi configurado pela prática educativa da Palavra e dos Direitos Humanos e esteve fundamentado na Teologia da Libertação e na pedagogia Freiriana, corroborando para o argumento de tese.
Abstract: The present thesis had as object of study the present educational practice in Dom José Maria Pires' pastoral action and writings, in the time frame from 1964 to 1985, in the Paraíba's Archdiocese. Scene of persecution and violation of rights during the Dictatorship, Paraíba was also the “place” (CERTEAU, 2012) of struggle and resistance. The problem of the research questioned whether, during the dictatorial situation, could an archbishop promote educational processes of awareness in favor of the citizenship of poor and socially marginalized people? Considering the national and local scenario of the time, it was questioned and reflected on the educational element contained in the pastoral action and positions implemented by the archbishop in face of the Regime of Exception dictates. The general objective analyzed the educational element of the archbishop pastoral action and writings, focusing on pastoral letters, homilies, speeches, and individual and/or collective memories (HALBWACHS, 2006). The methodology adopted was guided by the documental research and the Thematic Oral History. The method was based on the evidence paradigm in articulation with the interpretative hermeneutic perspective of subjectivities. The analysis categories permeated the theoretical framework of the narrative in Benjamin (1987), the experience in Larrosa (2019); the freedom in Freire (1967; 2000; 2011), among others. The results indicated Dom José Maria Pires' episcopate was shaped by the educational practice of the Word and human rights and was based on Liberation Theology and Freire's pedagogy, corroborating to the thesis argument.
Palavras-chave: Educação
Dom José Maria Pires
Ditadura militar - Paraíba
Práticas educativas
Direitos humanos
Education
Dictatorship
Word and human rights
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33834
Data do documento: 31-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDasGraçasDaCruzBarbosa_Tese.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons