Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3384| Tipo: | TCC |
| Título: | A violência no contexto escolar: ouvindo o professor de sala de aula |
| Autor(es): | Lima, Silvia Aragão de |
| Primeiro Orientador: | Souza, Karla Lucena de |
| Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo averiguar como a escola tem enfrentado a questão da violência dentro do espaço educacional. Para isso, partiu-se de uma abordagem histórica da violência e seu enfrentamento ao longo dos anos dentro das instituições escolares, identificando as ações realizadas para minimizar o fenômeno. Ressaltou-se o comportamento dos alunos, o posicionamento dos professores e do estabelecimento escolar, bem como dos pais ante a problemática, verificando os reflexos no desenvolvimento educacional dos alunos. A pesquisa foi realizada com quatro professoras do ensino fundamental nas escolas E.M.E.F. O.R.C e E.M.E.F A. no Município de João Pessoa-PB. A abordagem utilizada foi qualitativa, de cunho exploratório, além da observação das atividades em sala de aula. Por meio da análise das respostas do questionário aplicado, verificou-se que a violência, dentro e fora do espaço escolar, e as ações relativas a tal fato ainda percorrem caminhos distantes de uma construção coletiva e harmônica. Muitos são os fatos apontados como justificativa do existir e poucas as ações para o minimizar de forma efetiva, sendo mais pontuais do que conjuntas |
| Abstract: | The present research had as objective to investigate how the school has faced the issue of violence within the educational space. For this, we started with a historical approach to violence and its confrontation over the years within the school institutions, identifying actions taken to minimize the phenomenon. The behavior of the students, the positioning of the teachers and the school establishment, as well as the parents before the problematic, were verified, verifying the reflexes in the educational development of the students. The research was carried out with four elementary school teachers in the schools E.M.E.F. O.R.C and E.M.E.F A. in the Municipality of João Pessoa-PB. The approach used was qualitative, of an exploratory nature, besides the observation of the activities in the classroom. Through the analysis of the answers of the applied questionnaire, it was verified that violence, inside and outside the school space, and the actions related to this fact still travel distant paths of a collective and harmonic construction. Many are the facts pointed out as justification of existence and few actions to minimize it effectively, being more punctual than joint. |
| Palavras-chave: | Contexto escolar Professor - sala de aula Violência - sala de aula |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3384 |
| Data do documento: | 23-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SAL11012017.pdf | 706,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
