Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3386
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da família no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil
metadata.dc.creator: Ramos, Patrícia Karla Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Sobreira, Jéssica Lôbo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como se dá a interação dos pais sobre a participação na vida escolar dos filhos e como esse processo ocorre na prática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual constatou-se que a relação escola e família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança. Como subsídio teórico utilizou-se a LDB e demais leis que regem a Educação Infantil, bem como em autores como Tiba (1996); Vianna (2000); López (2002); Lahire (1997) dentre outros autores que abordam a importância e o papel da relação familia e escola para um desenvolvimento mais significativo no aprendizado dos seus filhos. Buscou-se trazer informações necessárias para professores de crianças da Educação Infantil e para os pais possibilitarem melhores condições de aprendizagem e de desenvolvimento desses alunos, vislumbrando assim a possibilidade de uma maior interação entre as famílias e as escolas de ensino infantil e de outras modalidades de ensino. Por fim, evidenciamos a necessidade de um diálogo constante entre pais e professores no que diz respeito ao acompanhamento dos pais em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento escolar das crianças.
Abstract: This study aims to investigate the parents understanding of participation in the school life of children and how this process occurs in practice. The methodology used was the bibliographical research, which found that the relationship school and family is essential, for the family as a guide space, construction of the identity of an individual must promote along with the school partnership in order to contribute to the child's full development. As a theoretical allowance used the LDB and other laws governing the Early Childhood Education, as well as authors like Tiba (1996); Vianna (2000); Lopez (2002); Lahire (1997) among other authors that address the importance and the role of family and school relationship to a more significant development in the learning of their children. It sought to bring information necessary for teachers of children from kindergarten and parents make possible better conditions for learning and development of these students, and glimpsing the possibility of greater interaction between the families and the children's schools and other types of teaching. Finally, we saw the need for a constant dialogue between parents and teachers with regard to the monitoring of the parents in relation to learning and educational development of children.
Keywords: Ensino-Aprendizagem
Educação Infantil
Escola
Teaching and Learning
Child education
School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3386
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PKBR25112016.pdf791,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.