Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3387
Tipo: | TCC |
Título: | A importância da ludicidade na educação infantil |
Autor(es): | Pereira, Micheline Andrade Silva |
Primeiro Orientador: | Sousa, Ielba Valeska Farias |
Resumo: | A presente pesquisa tem como tema: a importância da ludicidade na educação infantil e tem por objetivo refletir, colher dados e abordar a importância da ludicidade na educação infantil, visando uma aprendizagem significativa de forma lúdica, aliada a atividades pedagógicas. Estudo conduzido pelas leituras de livros artigos, pela pesquisa qualitativa e bibliográfica. Assim como o detalhamento da realização da pesquisa, apresentada, de forma detalhada, as instituições da pesquisa, o método, os sujeitos e os instrumentos para a realização da pesquisa, bem como, detalhamentos do campo da pesquisa, onde a coleta de dados, referente, ao estudo sobre a ludicidade e com ela as aprendizagens das crianças. A pesquisa foi apresentada diante da seguinte pergunta: será que o lúdico tem sido utilizado em salas de aula como ferramenta de aprendizagem? O estudo teve como alicerces os fundamentos de Vygotsky (1998), Richardson (2007), Kishimoto (1994), Brougère (1997) e Freire (2002), (1997) e (1983).Conclui-se com o reconhecimento da ludicidade como ferramenta de inclusão, da importância da formação e do planejamento escolar voltado para a ludicidade em sala de aula. |
Abstract: | The present research has as its theme: the importance of playfulness in children's education and aims to reflect, collect data and address the importance of playfulness in children's education, aiming at a meaningful learning in a playful way, allied to pedagogical activities. Study conducted by the readings of books articles, by qualitative and bibliographic research. As well as the detailing of the accomplishment of the research, presented in detail, the research institutions, the method, the subjects and the instruments for conducting the research, as well as, details of the field of research, where data collection, referring , To the study about playfulness and with it the learning of children. The research was presented in front of the following question: has the play has been used in classrooms as a learning tool? The study was based on the foundations of Vygotsky (1998), Richardson (2007), Kishimoto (1994), Brougère (1997) and Freire (2002), (1997) and (1983). . It concludes with the recognition of playfulness as a tool for inclusion, the importance of training and school planning aimed at classroom playfulness. |
Palavras-chave: | Lúdico - jogos e brincadeiras Ensino - aprendizagem Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3387 |
Data do documento: | 12-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MASP22032017.pdf | 502,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.