Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3387
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da ludicidade na educação infantil
metadata.dc.creator: Pereira, Micheline Andrade Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, IelbaValeska Farias
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como tema: a importância da ludicidade na educação infantil e tem por objetivo refletir, colher dados e abordar a importância da ludicidade na educação infantil, visando uma aprendizagem significativa de forma lúdica, aliada a atividades pedagógicas. Estudo conduzido pelas leituras de livros artigos, pela pesquisa qualitativa e bibliográfica. Assim como o detalhamento da realização da pesquisa, apresentada, de forma detalhada, as instituições da pesquisa, o método, os sujeitos e os instrumentos para a realização da pesquisa, bem como, detalhamentos do campo da pesquisa, onde a coleta de dados, referente, ao estudo sobre a ludicidade e com ela as aprendizagens das crianças. A pesquisa foi apresentada diante da seguinte pergunta: será que o lúdico tem sido utilizado em salas de aula como ferramenta de aprendizagem? O estudo teve como alicerces os fundamentos de Vygotsky (1998), Richardson (2007), Kishimoto (1994), Brougère (1997) e Freire (2002), (1997) e (1983).Conclui-se com o reconhecimento da ludicidade como ferramenta de inclusão, da importância da formação e do planejamento escolar voltado para a ludicidade em sala de aula.
Abstract: The present research has as its theme: the importance of playfulness in children's education and aims to reflect, collect data and address the importance of playfulness in children's education, aiming at a meaningful learning in a playful way, allied to pedagogical activities. Study conducted by the readings of books articles, by qualitative and bibliographic research. As well as the detailing of the accomplishment of the research, presented in detail, the research institutions, the method, the subjects and the instruments for conducting the research, as well as, details of the field of research, where data collection, referring , To the study about playfulness and with it the learning of children. The research was presented in front of the following question: has the play has been used in classrooms as a learning tool? The study was based on the foundations of Vygotsky (1998), Richardson (2007), Kishimoto (1994), Brougère (1997) and Freire (2002), (1997) and (1983). . It concludes with the recognition of playfulness as a tool for inclusion, the importance of training and school planning aimed at classroom playfulness.
Keywords: Ludicidade
Aprendizagem
Educação infantil
Ludicidad
Learning
child education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3387
Issue Date: 12-Dec-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MASP22032017.pdf502,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.