Skip navigation

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33921
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : O ensino de línguas desde o Brasil colônia até os dias atuais: avanços e desafios
metadata.dc.creator: Silva, Daniel Barbosa Da
metadata.dc.description.resumo: O ensino de línguas estrangeiras no contexto brasileiro vem ocorrendo desde que o Brasil era uma colônia, uma vez que os portugueses, ao desembarcarem no Brasil, começaram a ensinar português aos povos que aqui já habitavam. Com o avanço da colônia e a criação das primeiras escolas, algumas normas foram criadas disciplinando inclusive o ensino de línguas estrangeiras, normas essas que foram se aperfeiçoando com o passar dos anos. Por esse motivo, torna-se importante conhecer tanto a parte histórica quanto as diretrizes do sistema de ensino que disciplinam o ensino de línguas estrangeiras atualmente, com foco principal nas mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas possíveis implicações para o ensino de línguas. Desse modo, objetiva-se refletir sobre o ensino de línguas no contexto nacional, desde o Brasil colônia. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva a partir do uso de procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica. O presente estudo pretende responder à seguinte pergunta: quais os avanços/retrocessos observados no ensino de línguas desde o Brasil colônia, contextualizando o momento atual, depois da aprovação da BNCC? Podese observar que, com o passar dos anos, muitas mudanças foram realizadas no ensino de línguas estrangeiras, e, atualmente, com a BNCC, algumas foram as objeções contra a sua aprovação/permanência em vigor, o que levou o governo atual a suspender a sua implementação para que sejam ampliados os debates acerca desse tema.
Resumen : The teaching of foreign languages in the Brazilian context has been happening since Brazil was a colony, since the Portuguese, when they landed in Brazil, learned to teach Portuguese to the people who already lived here. With the advancement of the colony and the creation of the first schools, some norms were created, even disciplining the teaching of foreign languages, norms that were perfected over the years. For this reason, it is important to know both the historical part and the guidelines of the education system that govern the teaching of foreign languages today, with a main focus on the changes proposed by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and its possible interventions for teaching. of languages. Thus, the objective is to reflect on the teaching of languages in the national context, from colonial Brazil. It is an exploratory and descriptive research based on the use of technical procedures of bibliographical research. The present study intends to answer the following question: what advances/setbacks have been observed in language teaching since colonial Brazil, contextualizing the current moment, after the approval of the BNCC? It can be observed that, over the years, many changes were made in the teaching of foreign languages, and currently, with the BNCC, some were the objections against its approval/remaining in force, which led the current government to suspend its implementation so that debates on this topic can be broadened.
Palabras clave : Ensino de línguas
BNCC
Educação Básica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33921
Fecha de publicación : 12-jun-2023
Aparece en las colecciones: TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DanielBarbosadaSilva_TERMO.pdfTERMO581,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy
DanielBarbosadaSilva_ARTIGO.pdfARTIGO1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons