Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33925
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Os principais desafios do professor de língua inglesa na sala multifuncional |
Autor(es): | Oliveira, Jane Amaral de |
Resumo: | A Sala de Recursos Multifuncionais (SRMF) é um ambiente onde diversos materiais didáticos e pedagógicos podem ser encontrados e profissionais especializados atendem os alunos que necessitam de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno. Além disso, é considerado um local de desenvolvimento pessoal, portanto, visa analisar e superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência docente referente à importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado na SRMF durante o ano letivo de uma escola pública de Barrolândia no município de Belmonte-BA, com atendimento a 16 alunos, cujo foco são obstáculos encontrados durante o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, este trabalho apresenta um relato de experiencia de uma professora de língua inglesa, atuando nesse contexto do AEE. A presente pesquisa revelou que o AEE contribui para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, pois é responsável por identificar, desenvolver e organizar recursos educacionais e de acessibilidade para garantir a plena participação no ensino regular de alunos com necessidades, dificuldades ou transtornos funcionais. Este estudo demonstrou que tanto o AEE quanto o SRMF têm contribuído para avanços significativos políticas de inclusão escolar que proporcionam a esses alunos as condições para um verdadeiro progresso no ensino- aprendizagem. |
Abstract: | The Multifunctional Resource Room (MRR) is an environment where various didactic and pedagogical materials can be found and specialized professionals assist students who need Specialized Educational Service (SES) after school hours. In addition, it is considered a place of personal development, therefore, it aims to analyze and overcome the students' learning difficulties. The MRR during the school year at a public school in Barrolândia in the city of Belmonte-BA, serving 16 students, whose focus is on obstacles encountered during the teaching and learning process. Thus, this work presents an experience report of an English language teacher, working in this context of the SES. This research revealed that the SES contributes to the school inclusion process of students with disabilities, as it is responsible for identifying, developing and organizing educational and accessibility resources to ensure full participation in regular education for students with needs, difficulties or functional disorders. This study demonstrated that both the SES and the MRR have contributed to significant advances in school inclusion policies that provide these students with the conditions for true progress in teaching and learning. |
Palavras-chave: | Atendimento Educacional Especializado Sala de Recursos Multifuncionais Inclusão Escolar |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33925 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JaneAmaraldeOliveira_TCC.pdf | TCC | 264,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JaneAmaraldeOliveira_TERMO.pdf | TERMO | 197,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons