Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33926
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desafios de docentes para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em jovens e adultos
Autor(es): Silva, Joanderson João da
Resumo: A pesquisa em questão objetiva identificar os desafios enfrentados por professores da Educação de Jovens e Adultos para trabalhar as habilidades de leitura e escrita com seus alunos. Os discentes da EJA têm suas especificidades e maiores dificuldades, o que pode ser atribuído ao grau de responsabilidade, ao estilo de vida e trabalho ou ao nível de alfabetização em que se encontram. Essa pesquisa toma como referência os autores Nascimento (2018), Carvalho (2021), Souza (2012), Ávila (2005), Oliveira (2015), Morais (2014), Schardosin e Alves (2019) e Soares (2016). Nesse contexto, com fins de alcançar a finalidade desse estudo, foram realizadas duas entrevistas para a coleta de dados, com análise a partir de uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi aplicada junto a professores da EJA da rede pública do município de Mari, na Paraíba. Os resultados revelaram que os docentes têm buscado diferentes alternativas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com os alunos e, mesmo com algumas dificuldades de absorção de conhecimento, desenvolvimento destas habilidades, cansaço do dia a dia e autoestima baixa, eles têm mostrado resultados satisfatórios quanto à leitura e escrita e dinâmicas propostas em sala de aula para melhor ensino aprendizagem.
Abstract: The research in question aims to identify the challenges faced by Youth and Adult Education teachers to work on reading and writing skills with their students. EJA students have their specificities and greatest difficulties, which can be attributed to the degree of responsibility, lifestyle and work or literacy level at which they are. This research takes as reference the authors Nascimento (2018), Carvalho (2021), Souza (2012), Ávila (2005), Oliveira (2015), Morais (2014), Schardosin and Alves (2019) and Soares (2016). In this context, in order to achieve the purpose of this study, two interviews were conducted for data collection, with analysis from a qualitative approach. The research was applied to EJA teachers from the public network in the municipality of Mari, in Paraíba. The results revealed that teachers have been looking for different alternatives for the development of reading and writing skills with students4 and, even with some difficulties in absorbing knowledge, developing these skills, dayto-day fatigue and low self-esteem, they have shown results satisfactory in terms of reading and writing and proposed dynamics in the classroom for better teaching and learning.
Palavras-chave: Literacia
Habilidades de leitura e escrita
Alfabetização de Jovens e Adultos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33926
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoandersonJoãodaSilva_TCC.pdfTCC277,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoandersonJoãodaSilva_TERMO.pdfTERMO681,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons