Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33927
Tipo: | TCC |
Título: | Desafios e êxitos dos professores de língua inglesa das escolas públicas das cidades de Mamanguape, Rio Tinto e Marcação – PB |
Autor(es): | Teixeira, Josilene Costa |
Primeiro Orientador: | Holanda, Fernanda Marques de Almeida |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar os possíveis desafios e êxitos quanto à prática do ensino por parte dos professores de Língua Inglesa do ensino fundamental na rede pública de ensino das cidades de Mamanguape, Rio Tinto e Marcação, no Estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e abordagem quantitativa, em que se aplicou-se um questionário de perguntas fechadas, direcionado aos professores que lecionam Língua Inglesa. Empregando o método de análise descritiva, por meio dos dados coletados, identificouos desafios e êxitos no ensino de Língua Inglesa na rede municipal das cidades investigadas. Os desafios incluem a falta de material didático adequado, a precariedade da infraestrutura e a falta de interesse dos alunos. Por outro lado, os êxitos foram encontrados no comprometimento dos professores em buscar aprimoramento e na fluência em inglês. Essas informações fornecem uma visão abrangente do ensino de Língua Inglesa nessas escolas municipais, tornando assim, este trabalho acadêmico como uma fonte de conhecimento a respeito do desenvolvimento do ensino e para futuras pesquisas sobre o tema. |
Abstract: | This article aims to investigate possible challenges and successes regarding the practice of teaching by English teachers in elementary school in the public school system in the cities of Mamanguape, Rio Tinto and Marcação, in the State of Paraíba. This is a basic research with a quantitative approach, in which a questionnaire with closed questions was applied, aimed at teachers who teach English. Employing the descriptive analysis method, through the collected data, it identified the challenges and successes in teaching English in the municipal network of the investigated cities. Challenges include the lack of adequate teaching materials, poor infrastructure and lack of student interest. On the other hand, successes were found in the commitment of teachers to seek improvement and fluency in English. This information provides a comprehensive view of English language teaching in these municipal schools, thus making this academic work a source of knowledge regarding the development of teaching and for future research on the subject. |
Palavras-chave: | Ensino de Língua Inglesa Dificuldades de ensino e aprendizagem Êxitos de práticas de ensino Escolas públicas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33927 |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JosileneCostaTeixeira_TERMO.pdf | TERMO | 269,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
JosileneCostaTeixeira_TCC.pdf | TCC | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons