Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33929
Tipo: | TCC |
Título: | Revelações sobre o letramento literário de uma professora de língua inglesa no ensino médio: experiências vividas e contadas |
Autor(es): | Silva, Cássia Helen Juvino da |
Primeiro Orientador: | Dias, Sandra Maria Araújo |
Resumo: | Considerando a inserção da literatura como elemento que potencializa a aprendizagem de uma língua, a presente pesquisa pretende investigar o processo de letramento literário de uma professora de língua inglesa. Assim, esta pesquisa fundamenta-se nos trabalhos sobre o papel da leitura no ensino de língua inglesa no contexto brasileiro (BRASIL, 1998; BRASIL, 2000; ARAÚJO, 2017; SCHMITZ, 2009), os textos literários no desenvolvimento da leitura em língua inglesa (BOZZA; CALIXTO, 2013; BRASIL, 2018; CORCHS, 2006; PEREIRA, 2015) e letramento crítico no ensino de língua inglesa (MOTTA, 2008; SANTOS, 2013; SILVA, 2018). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, cujos dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados revelam que o texto literário é um recurso importante para o desenvolvimento do senso crítico no aluno na aula de língua inglesa. |
Abstract: | Considering the insertion of literature as an element that enhances the learning of a language, the present investigation intends to investigate the literary literacy process of an English language teacher. Thus, this research is based on works on the role of reading in teaching 3 English in the Brazilian context (BRASIL, 1998; BRASIL, 2000; ARAÚJO, 2017; SCHMITZ, 2009), literary texts in the development of reading in English (BOZZA; CALIXTO, 2013; BRASIL, 2018; CORCHS, 2006; PEREIRA, 2015) and critical literacy in English language teaching (MOTTA, 2008; SANTOS, 2013; SILVA, 2018). This is a qualitative and descriptive research, whose data were collected through a semi-structured questionnaire. The results reveal that the literary text is an important resource for the development of the student's critical sense in the English language class. |
Palavras-chave: | Literatura Letramento crítico Ensino Língua Inglesa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33929 |
Data do documento: | 5-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 501,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdf | TCC | 250,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons