Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33929
Tipo: TCC
Título: Revelações sobre o letramento literário de uma professora de língua inglesa no ensino médio: experiências vividas e contadas
Autor(es): Silva, Cássia Helen Juvino da
Primeiro Orientador: Dias, Sandra Maria Araújo
Resumo: Considerando a inserção da literatura como elemento que potencializa a aprendizagem de uma língua, a presente pesquisa pretende investigar o processo de letramento literário de uma professora de língua inglesa. Assim, esta pesquisa fundamenta-se nos trabalhos sobre o papel da leitura no ensino de língua inglesa no contexto brasileiro (BRASIL, 1998; BRASIL, 2000; ARAÚJO, 2017; SCHMITZ, 2009), os textos literários no desenvolvimento da leitura em língua inglesa (BOZZA; CALIXTO, 2013; BRASIL, 2018; CORCHS, 2006; PEREIRA, 2015) e letramento crítico no ensino de língua inglesa (MOTTA, 2008; SANTOS, 2013; SILVA, 2018). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, cujos dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados revelam que o texto literário é um recurso importante para o desenvolvimento do senso crítico no aluno na aula de língua inglesa.
Abstract: Considering the insertion of literature as an element that enhances the learning of a language, the present investigation intends to investigate the literary literacy process of an English language teacher. Thus, this research is based on works on the role of reading in teaching 3 English in the Brazilian context (BRASIL, 1998; BRASIL, 2000; ARAÚJO, 2017; SCHMITZ, 2009), literary texts in the development of reading in English (BOZZA; CALIXTO, 2013; BRASIL, 2018; CORCHS, 2006; PEREIRA, 2015) and critical literacy in English language teaching (MOTTA, 2008; SANTOS, 2013; SILVA, 2018). This is a qualitative and descriptive research, whose data were collected through a semi-structured questionnaire. The results reveal that the literary text is an important resource for the development of the student's critical sense in the English language class.
Palavras-chave: Literatura
Letramento crítico
Ensino
Língua Inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33929
Data do documento: 5-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CássiaHelenJuvinodaSilva_TERMO.pdfTERMO501,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
CássiaHelenJuvinodaSilva_TCC.pdfTCC250,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons