Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33931
Tipo: | TCC |
Título: | Reflexões sobre as estratégias de ensino e aprendizagem nas aulas de língua inglesa: da transição do ensino remoto para o retorno presencial |
Autor(es): | Nascimento, Vagner Belarmino do |
Primeiro Orientador: | Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar como as estratégias de ensino e aprendizagem adotadas nas aulas de língua inglesa durante o período de aulas remotas têm sido usadas nas aulas presenciais de hoje. Para tanto, foi realizada uma pesquisa classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e triangulação de dados. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com um discente e uma docente de uma escola pública da rede estadual na cidade de Juripiranga-PB. A pesquisa busca refletir sobre o momento de transição do ensino remoto para o retorno presencial, sob a ótica vivenciada por uma docente e um discente, que respectivamente representam a comunidade escolar. A pesquisa constatou que algumas ferramentas digitais usadas no nas aulas remotas, continuam sendo usadas após o retorno das aulas para o formato presencial como estratégias de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This article aims to analyze how the teaching and learning strategies adopted in English language classes during the period of remote classes have been used in faceto-face classes today. Therefore, a research classified as exploratory and descriptive was carried out, with a qualitative approach and data triangulation. Data collection took place through interviews with a student and a teacher from a public school in the state network in the city of Juripiranga-PB. The research seeks to reflect on the moment of transition from remote teaching to face-to-face return, from the perspective experienced by a teacher and a student, who respectively represent the school community. The research found that some digital tools used in remote classes continue to be used after the return of classes to the face-to-face format as teaching and learning strategies. |
Palavras-chave: | Língua Inglesa Ensino remoto Ferramentas digitais |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33931 |
Data do documento: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VagnerBelarminodoNascimento_TCC.pdf | TCC | 901,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
VagnerBelarminodoNascimento_TERMO.pdf | TERMO | 128,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons