Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33931
Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre as estratégias de ensino e aprendizagem nas aulas de língua inglesa: da transição do ensino remoto para o retorno presencial
Autor(es): Nascimento, Vagner Belarmino do
Primeiro Orientador: Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos
Resumo: O presente artigo objetiva analisar como as estratégias de ensino e aprendizagem adotadas nas aulas de língua inglesa durante o período de aulas remotas têm sido usadas nas aulas presenciais de hoje. Para tanto, foi realizada uma pesquisa classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e triangulação de dados. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com um discente e uma docente de uma escola pública da rede estadual na cidade de Juripiranga-PB. A pesquisa busca refletir sobre o momento de transição do ensino remoto para o retorno presencial, sob a ótica vivenciada por uma docente e um discente, que respectivamente representam a comunidade escolar. A pesquisa constatou que algumas ferramentas digitais usadas no nas aulas remotas, continuam sendo usadas após o retorno das aulas para o formato presencial como estratégias de ensino e aprendizagem.
Abstract: This article aims to analyze how the teaching and learning strategies adopted in English language classes during the period of remote classes have been used in faceto-face classes today. Therefore, a research classified as exploratory and descriptive was carried out, with a qualitative approach and data triangulation. Data collection took place through interviews with a student and a teacher from a public school in the state network in the city of Juripiranga-PB. The research seeks to reflect on the moment of transition from remote teaching to face-to-face return, from the perspective experienced by a teacher and a student, who respectively represent the school community. The research found that some digital tools used in remote classes continue to be used after the return of classes to the face-to-face format as teaching and learning strategies.
Palavras-chave: Língua Inglesa
Ensino remoto
Ferramentas digitais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33931
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VagnerBelarminodoNascimento_TCC.pdfTCC901,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
VagnerBelarminodoNascimento_TERMO.pdfTERMO128,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons