Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33934
Tipo: | TCC |
Título: | A Psicolinguística no ensino de línguas |
Autor(es): | Rodrigues, Thaís da Silva |
Primeiro Orientador: | Costa, Walison Paulino de Araújo |
Resumo: | O presente artigo se propõe a fazer uma discussão acerca da Psicolinguística com base em Wouk (1975), Pereira (2010) e Maia (2018) entre outros, além de explorar todo seu desenvolvimento, especialmente no que se refere à segunda língua. Como objetivo geral, esta pesquisa almeja discutir de que forma a Psicolinguística tem sido uma importante área de estudos, principalmente para a aquisição e para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende refletir sobre os pressupostos da Psicolinguística no que tange à língua materna e discutir sobre os aspectos psicolinguísticos envolvidos no contexto de ensino e aprendizagem de línguas. O estudo possui caráter bibliográfico, abordagem qualitativa e natureza explicativa. O trabalho tem como principal resultado o fato da Psicolinguística atuar desde muito tempo enquanto forte contribuinte para o campo da aquisição e para o ensino e aprendizagem de línguas, especialmente no que se refere ao contexto escolar. Uma das conclusões obtidas durante a pesquisa é a de que as discussões na área de Psicolinguística podem contribuir para o processo de aprendizagem não apenas de outras línguas, como também da língua materna, pois seus métodos devem estar em sintonia com a realidade cognitiva, de interesse, capacidades e competências do estudante. |
Abstract: | This article proposes to discuss Psycholinguistics based on Wouk (1975), Pereira (2010) and Maia (2018) among others, in addition to exploring its entire development, especially with regard to the second language. As a general objective, this research aims to discuss how Psycholinguistics has been an important area of study, mainly for the acquisition and teaching/learning of foreign languages. As specific objectives, the research intends to reflect on the assumptions of Psycholinguistics regarding the mother tongue and discuss the psycholinguistic aspects involved in the context of language teaching and learning. The study has bibliographic character, qualitative approach and explanatory nature. The main result of this work is the fact that Psycholinguistics has been acting for a long time as a strong contributor to the field of language acquisition and teaching and learning, especially with regard to the school context. One of the conclusions obtained during the research is that discussions in the area of Psycholinguistics can contribute to the learning process not only of other languages, but also of the mother tongue, since its methods must be in tune with the cognitive reality, of interest , abilities and competences of the student. |
Palavras-chave: | Psicolinguística Aquisição Ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33934 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThaísdaSilvaRodrigues_TCC.pdf | TCC | 375,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ThaísdaSilvaRodrigues_TERMO.pdf | TERMO | 217,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons