Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33943
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Reflexões sobre as tecnologias de informação e comunicação nas aulas de língua inglesa: uma proposta do uso do PODCAST para o desenvolvimento da oralidade no ensino médio |
Autor(es): | Santos, Samara da Silva |
Resumo: | Sabemos que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no âmbito educacional tem crescido a cada ano, sendo utilizadas como um recurso didático. O presente artigo tem como objetivo analisar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de língua inglesa do Ensino Médio. Para isso, fundamentamos este trabalho nos estudos de Brasil (2008), Silva (2000), Valente (1999) e Faria, Pereira e Dias (2007), dentre outros que tratam da temática abordada. Esta pesquisa, quanto aos seus procedimentos, trata-se de uma pesquisa exploratória, visto que permitiu uma maior familiaridade com o problema em estudo. Em relação à sua natureza, a presente investigação trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma escola localizada no Curimataú Paraibano, cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário respondido pela professora de língua inglesa do ensino médio. A partir das respostas dadas, foi possível observar as principais dificuldades encontradas na sala de aula de língua inglesa com relação ao uso das TICs. Diante disso, elaboramos uma proposta pedagógica que poderá ser aplicada no ensino médio, utilizando podcasts como recurso didático, colocando o aluno no papel de protagonista do seu próprio conhecimento. |
Abstract: | We know that the use of Communication and Information Technologies (ICTs) in the educational field has grown every year, being used as a didactic resource. This article aims to analyze the role of Communication and Information Technologies (ICTs) in high school English language classes. For this, we base this work on the studies of Brasil (2008), Silva (2000), Valente (1999) e Faria, Pereira e Dias (2007), among others that deal with the theme addressed. This research, regarding its procedures, is an exploratory research, since it allowed a greater familiarity with the problem under study. Regarding its nature, the present investigation is a qualitative research. The research was carried out in a school located in Curimataú Paraibano, whose data collection instrument was the questionnaire answered by the high school English language teacher. From the answers given, it was possible to observe the main difficulties encountered in the English language classroom regarding the use of ICTs. Therefore, we developed a pedagogical proposal that can be applied in high school, using podcasts as a didactic resource, placing the student in the role of protagonist of their own knowledge. |
Palavras-chave: | Ensino Tecnologia Língua inglesa Oralidade Podcast |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33943 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SamaradaSilvaSantos_TCC.pdf | TCC | 633,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
SamaradaSilvaSantos_TERMO.pdf | TERMO | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons