Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33951
Tipo: Dissertação
Título: Deepfake em vídeo como estratégia de convencimento : a estética na era da desinformação
Autor(es): Lima, Ademar Trigueiro
Primeiro Orientador: Rego, Thaís Gaudencio do
Resumo: Diante do crescente acesso à internet, a utilização de mídias sociais ocupa espaço no cotidiano de parcela significativa da sociedade. O ambiente é propício à disseminação de informações falsas, chamadas Fake News, cujos avanços tecnológicos as elevaram a um outro patamar. A sofisticação crescente da Inteligência Artificial e o alto alcance das mídias sociais, fizeram a criação e propagação de vídeos editados ainda mais convincentes. Estes vídeos são chamados de deepfake. Em tempos de Pós-Verdade, onde fatos concretos praticam menor influência que as emoções e crenças pré-concebidas, é inegável que independentemente da veracidade, os fatos detém capacidade de causar impacto na sociedade. Este trabalho busca analisar o poder de convencimento de vídeos sintetizados, em especial no âmbito político, para mensurar os potenciais riscos impostos à sociedade diante dos vídeos falsos e o que isto lhes implica. A partir da análise de aspectos estéticos nos deepfakes mais conhecidos no Brasil, este trabalho seguiu para a aplicação de formulários e questionários, nos quais se pôde observar que vídeos antigos, de menor definição visual, podem ser potencialmente mais confiáveis e convincentes que vídeos atuais e de melhor qualidade. Por fim, este trabalho aponta para reflexões necessárias quanto ao futuro da criação de vídeos a partir da Inteligência Artificial.
Abstract: Faced with the increasing access to the internet, the use of social media occupies space in the daily life of a significant portion of society. The environment is conducive to the dissemination of false information, called Fake News, whose technological advances have taken them to another level. The increasing sophistication of AI from mobile cameras and the high reach of social media have made the creation and propagation of edited videos even more compelling. These videos are called deepfake. In Post-Truth times, where concrete facts have less influence than preconceived emotions and beliefs, it is undeniable that regardless of their veracity, facts have the capacity to impact society. This work seeks to analyze the convincing power of synthesized videos, especially in the political sphere, to measure the potential risks imposed on society by fake videos and what this implies. Based on the analysis of aesthetic aspects of the best-known deepfakes in Brazil, this work proceeded to the application of forms and questionnaires, in which it was possible to observe that old videos, with less visual definition, can be potentially more reliable and convincing than current videos and of better quality. Finally, this work points to necessary reflections on the future of creating videos from Artificial Intelligence.
Palavras-chave: Inteligência artificial - Fake news
Desinformação
Estética - Desconstrução
Política brasileira
Redes sociais
Misinformation
Aesthetics
Policy
Social networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33951
Data do documento: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdemarTrigueiroLima_Dissert.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons