Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3402
Tipo: TCC
Título: Afinando o som: a importância da música na educação infantil
Autor(es): Souza, Hellen Lidhya Cardoso de
Primeiro Orientador: Cavalcante, Cristhiane Silva
Resumo: Esta pesquisa versará sobre a importância da música na educação infantil, como surgiu, e qual a relevância dentro da sala de aula, como eixo pertencente ao Referencial Nacional para Educação Infantil e como a música favorece o ensino das crianças ao mesmo tempo em que se entrelaça com as demais áreas do conhecimento. Este trabalho se justifica a partir do momento, em que percebemos que a música não é explorada da forma adequada, pelos professores. Tem como objetivo geral estudar e analisar as literaturas com fundamentação teórica sobre o tema, como objetivos específicos são planejar e propor uma sequência didática como sugestão para o professor. A pesquisa em relação aos procedimentos é de caráter bibliográfico, onde podemos destacar os principais autores como: Piaget (1969); Gardner (1996); Brito (2003); Penna (2009); Bréscia (2003); Loureiro (2003). Em relação aos objetivos apresenta-se como exploratório, e para alcançar os objetivos segue-se uma abordagem qualitativa, caracterizada como uma tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características da situação apresentada. Ao analisar as literaturas, ficou evidente que a música contribui no desenvolvimento infantil. O professor a partir do momento que utiliza as fases de desenvolvimento psicológico da criança, de acordo com Piaget, associado ao Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, pode utilizar a música de maneira mais adequada, explorando esse eixo tão importante, tanto na vida quanto na aprendizagem dentro de sala. Dessa forma, deixamos uma sequência didática como sugestão a ser desenvolvida em sala de aula, ou ser adaptada a critério do professor.
Abstract: This research will address about the importance of music in early childhood education, how it came about, and what its relevance inside the classroom, as belonging to the National Benchmark for early childhood education, and how music promotes the teaching of children, at the same time also weaves together with other areas of knowledge. This work is justified from the moment you realize the music is not exploited properly, by teachers. The overall objective is to study and analyze the literature with theoretical foundation on the matter, and the specific objectives are to plan and propose a didactic sequence as a suggestion for the teacher. On this basis, the research in relation to procedures is of bibliographical nature, consists primarily of books and scientific articles. We can highlight the main authors for basement: Piaget (1969); Gardner (1996); Brito (2003); PENNA (2009); Brescia (2003); Loureiro (2003). In relation to this objective, is exploratory nature, and to achieve the goals it follows a qualitative approach, characterized as an attempt at a detailed understanding of the meanings and characteristics of the situation presented. When reviewing the literature, it became clear that music helps in children's development, from that moment the teacher uses phases of children's psychological development, according to Piaget, associated with the National Curricular Reference for early childhood education, can work the proper way music, exploring this axis so important in life as in learning within the room. In this way, we leave a didactic sequence as a suggestion to be reference in the classroom, or be adapted as the teacher prefers to use.
Palavras-chave: Educação infantil
Música - ensino
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3402
Data do documento: 23-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HLCS12122016.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.