Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34049
Tipo: TCC
Título: ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS COM TRISSOMIA 21 E A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA
Autor(es): SILVA DOS SANTOS, SUZY
Primeiro Orientador: DE FÁTIMA BATISTA CORREIA , MÔNICA
Resumo: A alfabetização é de fundamenta importância para o ser humano. Impacta positivamente a sua vida pessoal, escolar e profissional. As pessoas com Trissomia 21 enfrentam desafios nesse processo dada as dificuldades psicomotoras, psicolinguísticas e cognitivas que caracterizam a síndrome. O objetivo do estudo é apresentar a Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein como uma ferramenta eficaz na alfabetização deste grupo. Para isso realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica dos últimos dez anos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil). A análise verificou que as dificuldades para o processo de alfabetização nesse grupo são conhecidas, caracterizam a síndrome, e podem ser contornadas se forem utilizados os métodos, recursos e fundamentos adequados. Atestaram-se os benefícios da construção de habilidades de consciência fonológica, o uso de recursos lúdicos e digitais e a aplicação da Experiência de Aprendizagem Mediada comoferramentas para a alfabetização de pessoas com a Trissomia 21.
Abstract: Literacy is of basec relevance for human beings. This positively impacts your personal, school and professional life. People with Trisomy 21 face challenges in this process given the psychomotor, psycholinguistic and cognitive distresses that feature the syndrome. The aim of the study is to present Reuven Feuerstein's Mediated Learning Experience as an operative literacy tool for this group. To this end, a bibliographical review of the last ten yearswas carried out on the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES/Brazil). The analysis found that the difficulties in the literacy procedure in this group are known, characterize the syndrome, and can be contoured if appropriate methods, resources and foundations are used. The benefits of building phonological awareness skills, the use of playful and digital resources and the application of the Mediated Learning Experience as implements for literacy training for people with Trisomy 21 were attested.
Palavras-chave: alfabetização.
Trissomia 21.
Experiência de Aprendizagem Mediada
literacy,
Trisomy 21,
Mediated Learning Experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34049
Data do documento: 9-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SUZY SILVA DOS SANTOS .pdfTCC SUZY SILVA DOS SANTOS598,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.