Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34049
Tipo: | TCC |
Título: | ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS COM TRISSOMIA 21 E A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA |
Autor(es): | SILVA DOS SANTOS, SUZY |
Primeiro Orientador: | DE FÁTIMA BATISTA CORREIA , MÔNICA |
Resumo: | A alfabetização é de fundamenta importância para o ser humano. Impacta positivamente a sua vida pessoal, escolar e profissional. As pessoas com Trissomia 21 enfrentam desafios nesse processo dada as dificuldades psicomotoras, psicolinguísticas e cognitivas que caracterizam a síndrome. O objetivo do estudo é apresentar a Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein como uma ferramenta eficaz na alfabetização deste grupo. Para isso realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica dos últimos dez anos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil). A análise verificou que as dificuldades para o processo de alfabetização nesse grupo são conhecidas, caracterizam a síndrome, e podem ser contornadas se forem utilizados os métodos, recursos e fundamentos adequados. Atestaram-se os benefícios da construção de habilidades de consciência fonológica, o uso de recursos lúdicos e digitais e a aplicação da Experiência de Aprendizagem Mediada comoferramentas para a alfabetização de pessoas com a Trissomia 21. |
Abstract: | Literacy is of basec relevance for human beings. This positively impacts your personal, school and professional life. People with Trisomy 21 face challenges in this process given the psychomotor, psycholinguistic and cognitive distresses that feature the syndrome. The aim of the study is to present Reuven Feuerstein's Mediated Learning Experience as an operative literacy tool for this group. To this end, a bibliographical review of the last ten yearswas carried out on the Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES/Brazil). The analysis found that the difficulties in the literacy procedure in this group are known, characterize the syndrome, and can be contoured if appropriate methods, resources and foundations are used. The benefits of building phonological awareness skills, the use of playful and digital resources and the application of the Mediated Learning Experience as implements for literacy training for people with Trisomy 21 were attested. |
Palavras-chave: | alfabetização. Trissomia 21. Experiência de Aprendizagem Mediada literacy, Trisomy 21, Mediated Learning Experience |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34049 |
Data do documento: | 9-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC SUZY SILVA DOS SANTOS .pdf | TCC SUZY SILVA DOS SANTOS | 598,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.