Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Aldilene Farias de-
dc.date.accessioned2018-02-16T12:39:28Z-
dc.date.available2016-11-25-
dc.date.available2018-02-16T12:39:28Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3408-
dc.description.abstractThis paper deals with learning difficulties in kindergarten and its contents presented an analysis of how the learning process happens and development of children, he is also thinking about the need to prevent and / or detect learning difficulties in early childhood education as a way to expedite the proper intervention to ensure the academic success of these children. The objectives were to characterize the factors that influence student learning as well as highlight the importance of a pedagogical practice committed to the requirements for inclusion of the current context. The type of literature and research was qualitative. Through this research we can conclude that the diagnosis of learning disabilities requires a careful analysis of internal and external factors, trying to understand holistically the cognitive processes, emotional, physical, family, social and pedagogical practices that interfere with the learning process of children. It was also possible to realize the urgency of giving greater attention to this type of problem faced by schools, because many times the dropout and repetition are related to some type of learning disability.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-16T12:39:28Z No. of bitstreams: 1 AFS25112016.pdf: 878371 bytes, checksum: 5dbeb849426c8a8cf2330f5a34382611 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T12:39:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFS25112016.pdf: 878371 bytes, checksum: 5dbeb849426c8a8cf2330f5a34382611 (MD5) Previous issue date: 2016-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Jessica Lobo-
dc.description.resumoO presente trabalho trata sobre as dificuldades de aprendizagem na educação infantil e seu conteúdo apresenta uma análise de como acontece os processos de aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, faz-se também reflexões sobre a necessidade de se prevenir e/ou detectar as dificuldades de aprendizagem na educação infantil como uma forma de agilizar a intervenção adequada a fim de garantir o sucesso escolar dessas crianças. Os objetivos são de caracterizar os fatores que influenciam na aprendizagem dos alunos bem como, ressaltar a importância de uma prática pedagógica comprometida com as exigências de inclusão do contexto atual. O tipo de pesquisa é bibliográfico e de caráter qualitativo. Através desta pesquisa podemos concluir que o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem requer uma análise cuidadosa dos fatores internos e externos, procurando compreender de maneira integral os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que interferem no processo de aprendizagem das crianças. Também é possível perceber a urgência de se dar uma maior atenção a este tipo de problema enfrentado pelas escolas pois, muitas vezes a evasão e a repetência estão relacionadas a algum tipo de dificuldade de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFS25112016.pdf857,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.