Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3410
metadata.dc.type: TCC
Title: As novas tecnologias e a educação infantil: um olhar sobre o fazer pedagógico dos professores
metadata.dc.creator: Formiga, Maria Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Mata, Áurea Augusta Rodrigues da
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação as Novas Tecnologias no âmbito da Educação Infantil. As tecnologias promovem um diálogo permanente entre a criança e o mundo. As linguagens midiáticas são recursos que possibilitam a todos os envolvidos na ação pedagógica uma “explosão” de outros modos de ler por meios de imagens, ícones, textos e hipertextos, vídeos, e animações. Nosso propósito foi analisar o fazer pedagógico desenvolvido pelos professores da Educação Infantil, no que se refere ao uso das novas tecnologias na Educação. Metodologicamente, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, focada na abordagem qualitativa, onde os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi um questionário misto, com perguntas abertas e fechadas, além de informações observadas/analisadas no Projeto Político Pedagógico da Escola. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) professores da Escola Municipal Maria Marques, localizada no município de São José da Lagoa Tapada - PB. Concluímos que os professores pesquisados consideram de grande importância a utilização desses recursos no desenvolvimento das atividades na educação infantil, pois as aulas tornavam-se mais prazerosas, dinâmicas e diversificadas, criando entre as crianças um ambiente de socialização e bem estar. Apontamos, portanto, que essas ferramentas de informação e de comunicação são pedagogicamente favoráveis para a educação infantil, pois auxiliam no desenvolvimento integral das crianças.
Abstract: This research was the subject of investigation under New Technologies of Early Childhood Education . Technologies promote an ongoing dialogue between the child and the world . The media languages are resources that enable everyone involved in pedagogical action an "explosion " of other ways of reading by means of images , icons , text and hypertext , videos, and animations . Our purpose was to analyze the pedagogical tasks developed by teachers of early childhood education , with regard to the use of new technologies in education . Methodologically , this study is characterized as a field research , exploratory , descriptive , focused on the qualitative approach , where the instruments used for data collection was a mixed questionnaire with open and closed questions , plus information observed / analyzed in Political Pedagogical Project School . The research was conducted with four (04 ) of the Municipal School teachers Maria Marques , located in São José da Lagoa Zoo - PB . We conclude that teachers surveyed consider important to use these resources in the development of activities in early childhood education because the classes became more pleasant , dynamic and diverse , creating an environment among children socialization and wellness. We point out , however , that these tools for information and communication are pedagogically favorable for early childhood education , as they help in.
Keywords: Educação infantil
Novas tecnologias de comunicação e informação
Aprendizagem
Early Childhood Education
New Technologies of Information and Communication
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3410
Issue Date: 10-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMF18032014.pdf656,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.