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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34130
Tipo: TCC
Título: ATÉ A LINHA DE CHEGADA: a permanencia de estudantes negros no curso de bacharelado em Direito - Santa Rita da UFPB.
Autor(es): Silva, Ian Oliveira
Primeiro Orientador: Lima Filho, Roberto Cordoville Efrem de
Resumo: A partir de uma perspectiva autoetnográfica, este trabalho tem como objetivo analisar as condições materiais e simbólicas enfrentas pelos estudantes negros cotistas do curso de Direito de Santa Rita da UFPB. A análise parte de uma escrevivência, focando nas minhas próprias experiências vivenciadas em contextos de vulnerabilidades enfrentadas durante o período de graduação do curso de Direito, entre o período letivo de 2019.1 ao período letivo de 2024.1. Para tanto, utilizo-me dos editais de Auxílios Estudantis publicados pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil PRAPE, enquanto gestora dos recursos da Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visam garantir a permanência de estudantes em vulnerabilidade no Ensino Superior. Na análise diálogo também a partir de listas disponibilizadas pelas Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pela PRAPE. Assim, diantes dos dados obtidos e a partir de debates de teóricos negros e antirracistas como Abdias Nascimento, Conceição Evaristo, Neusa Santos e Frantz Fanon busco compreender o debate meritocracia e de cotas raciais e o percurso de implementação dessas cotas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) considerando os direitos fundamentais dos brasileiros referente ao tema. Neste contexto, discorro sobre as problemáticas presentes nos editais de Auxílios enfrentadas pelos candidatos pleiteantes às bolsas da unidade de Santa Rita. Nesta perspectiva, busco compreender quais as estratégias materiais e simbólicas necessárias para que os estudantes graduandos em contextos de vulnerabilidades sociais adotam para pertencerem ao curso de Direito. Analiso, nesse sentido, como o processo de imersão em discursos meritocráticaticos são postos, e como o meu processo de “tornar-me” negro a partir da minha trajetória na UFPB, transformou o meu processo identitário em um processo de ressignificações a partir do acesso à educação crítica.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: Autoetnografia
Direito e Relações Raciais
Educação Jurídica
Assistência Estudantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34130
Data do documento: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

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