Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34185
Tipo: TCC
Título: Letramento literário: o conto fantástico como instrumento de formação do leitor crítico
Autor(es): Félix, Jaqueline Ramos da Silva
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Primeiro Coorientador: Assis, Guilherme Ewerton Alves de
Resumo: O letramento literário é crucial para a compreensão profunda de textos literários, indo além da decodificação de palavras. O desenvolvimento desse letramento através do conto fantástico permite a formação de leitores críticos e a apropriação da literatura como linguagem e prática social das quais promovem diálogos e discussões, incentivando a reflexão crítica nos alunos, sendo responsabilidade da escola, promover estratégias pedagógicas e didáticas que contemplem o letramento literário em sala de aula, melhorando a qualidade do ensino de leitura, contribuindo com uma educação eficaz. O objetivo desse trabalho é investigar e compreender como o uso do conto fantástico, apoiado em práticas pedagógicas e didáticas específicas, pode contribuir para a formação do leitor crítico promovendo o letramento literário. Para tanto, a metodologia escolhida possui uma abordagem de natureza qualitativa descritiva interpretativista. Os procedimentos metodológicos adotados serão fundamentados na pesquisa bibliográfica, com coleta de dados a partir da análise de conteúdo. Para fundamentar esta análise sobre a formação do leitor crítico, via letramento literário sob o subsídio da literatura fantástica, é imprescindível considerar autores que contribuíram de maneira significativa com a temática: Bordine. M.G.; Aguiar (1988), Cosson (2009), Todorov (2008), Soares (2006), Ceserani (2006) entre outros. Acreditamos que essa pesquisa possibilitará a construção de estratégias pedagógicas produtivas através do conto fantástico, contribuindo positivamente com a formação do leitor crítico ao promover o letramento literário, que tem como papel fundamental, formar leitores competentes que conseguem construir uma sociedade mais informada, crítica e culturalmente rica.
Abstract: Literary literacy is crucial for the deep understanding of literary texts, going beyond the decoding of words. The development of this literacy through the fantastic tale allows the formation of critical readers and the appropriation of literature as a language and social practice of which they promote dialogues and discussions, encouraging critical reflection in students, being the responsibility of the school, to promote pedagogical and didactic strategies that contemplate literary literacy in the classroom, improving the quality of reading teaching, contributing to effective education. The objective of this work is to investigate and understand how the use of the fantastic tale, supported by specific pedagogical and didactic practices, can contribute to the formation of the critical reader by promoting literary literacy. To this end, the chosen methodology has a qualitative, descriptive, interpretative approach. The methodological procedures adopted will be based on bibliographic research, with data collection from content analysis. To support this analysis on the formation of the critical reader, via literary literacy under the subsidy of fantastic literature, it is essential to consider authors who contributed significantly to the theme: Bordine. M.G.; Aguiar (1988), Cosson (2009), Todorov (2008), Soares (2006), Ceserani (2006) among others. We believe that this research will enable the construction of productive pedagogical strategies through the fantastic tale, contributing positively to the formation of the critical reader by promoting literary literacy, which has as a fundamental role, to form competent readers who can build a more informed, critical and culturally rich society.
Palavras-chave: Letramento literário
Conto fantástico
Leitor crítico
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34185
Data do documento: 4-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRSF09122024.pdf659,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons