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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34210
Tipo: Dissertação
Título: Igualdade de gênero: avaliação em uma instituição pública de ensino superior na Paraíba
Autor(es): Siqueira, Camila Santa Cruz Lins de
Primeiro Orientador: Moreira, Josilene Aires
Resumo: Nos últimos anos, a busca por condições igualitárias entre homens e mulheres na sociedadetem acontecido de forma global, a prova disso é que a Organização das Nações Unidas (ONU)definiu a Igualdade de Gênero como um dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS 5). Em diversos setores da sociedade, este objetivo ainda está longe de ser alcançado,segundo alguns dos principais índices internacionais de igualdade de gênero. Noambienteacadêmico, existem ainda poucos estudos que mostram o panorama da desigualdadenasinstituições de ensino superior no Brasil e no mundo. Este trabalho avalia, a partir dedadosprimários, como se encontra a igualdade de gênero na Universidade Federal daParaíba(UFPB), mais especificamente em dois centros com características distintas, oCentrodeCiências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e o Centro de Informática (CI). Aanálisefoirealizada a partir dos dados de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos,levando em consideração a presença de mulheres e homens nos cursos de graduação, nosprogramas de pós-graduação, nos cargos de poder dos departamentos e coordenações, enosprogramas de pesquisa e extensão da UFPB nos anos de 2022 e 2023. Tambémforamconsiderados dados de licenças capacitação, saúde, paternidade e maternidadeedosatendimentos realizados pelo Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violênciacontra as Mulheres (Comu). Após a análise detalhada dos dados quantitativos, foi aplicadooGEHEI – Índice de Desigualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior. Osresultados evidenciam que os dois centros possuem suas peculiaridades quanto à desigualdadede gênero, sendo o CI fortemente desigual, com a grande maioria de posições depodereliderança ocupadas por homens. Já o CCHLA, embora contemple uma grandemaioriafeminina em seus quadros, seja no nível de graduação como na pós-graduação, temasposições de poder e liderança ocupadas por um número alto de homens. Ou seja, osdadosdesse estudo evidenciam que os homens conseguem galgar maiores posições depodereliderança mesmo em um ambiente majoritariamente feminino (CCHLA).
Abstract: In recent years, the pursuit of gender equality in society has become a global endeavor. Thisisevidenced by the fact that the United Nations (UN) has included Gender Equality as oneofitsSustainable Development Goals (SDG 5). Despite this, achieving this goal remains distant invarious sectors of society, according to some of the leading international gender equalityindices. In the academic environment, there are still few studies that provide an overviewofinequality within higher education institutions in Brazil and globally. This studyassesses,based on primary data, the state of gender equality at the Federal Universityof Paraíba(UFPB), specifically within two centers with distinct characteristics: the Center for Human,Social, and Applied Sciences (CCHLA) and the Center for Computer Science (CI). Theanalysis was conducted using data on faculty, students, and administrative staff, consideringthe presence of women and men in undergraduate courses, postgraduate programs, leadershiproles in departments and coordinations, and in research and extension programs at UFPBduring 2022 and 2023. Data on training, health, paternity and maternity leaves, andtheservices provided by the Committee for the Prevention and Addressing of ViolenceAgainstWomen (Comu) were also considered. After a detailed analysis of the quantitative data, theGEHEI – Gender Inequality Index in Higher Education Institutions was applied. Theresultsreveal that the two centers exhibit distinct characteristics regarding gender inequality. TheCIis notably unequal, with the vast majority of leadership and power positions heldbymen. Incontrast, the CCHLA, although predominantly female at both the undergraduateandpostgraduate levels, still has a high proportion of men in leadership and power positions. Thus,the data from this study show that men are able to attain higher positions of power andleadership even in a predominantly female environment (CCHLA)
Palavras-chave: Igualdade de gênero
Instituições de ensino superior
Desigualdade de gênero - Índices
Empoderamento feminino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34210
Data do documento: 6-Set-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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