Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3425
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da educação de jovens e adultos na construção da cidadania
metadata.dc.creator: Marques, Antonio Roberto Vilela
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Isolda Ayres Viana
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, TCC com o tema “A Importância da Educação de Jovens e Adultos na Construção da Cidadania”, teve como propósito compreender a influência e importância da Educação de Jovens e Adultos na construção da cidadania. Para tal foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, estudo de caso, e a pesquisa qualitativa; Também foram elaborados dois tipos de questionários, um a ser aplicado com três professores e outro com trinta alunos, nas salas de 3o ano de concluintes de turmas da Educação de Jovens e Adultos, na Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Augusto Porto Caminha (EEPAC), situado no Bairro de Jaguaribe João Pessoa PB. A escola possui cerca de 250 alunos matriculados no turno da noite em turmas dessa modalidade de ensino. A pesquisa iniciou no período da disciplina de Estágio Supervisionado, ocasião em que foram feitas várias visitas à sala de aula, momento em que aplicamos o instrumento de coleta de dados com os professores e com os alunos. Observamos como as aulas eram ministradas e conversamos informalmente com os alunos no horário do intervalo, pudemos constatar a relação que havia entre os estudos teóricos feitos no Curso de Pedagogia e a prática pedagógica vivenciada na sala de aula da modalidade de ensino na Educação de Jovens e Adultos, mais precisamente a relação do ensino, com a construção da cidadania.
Abstract: This course conclusion work, with the theme "Youth and Adult Education Importance of the Construction of Citizenship", aimed to understand the influence and importance of Youth and Adult Education in the construction of citizenship. To do this, we used the literature method, case study, and qualitative research. They were also prepared two types of questionnaires: one to be applied with three teachers and one with thirty students in the halls of 3rd year of graduating classes of the Youth and Adult Education at the State Preparatory High School Pedro Augusto Harbor Walk (EEPAC), located in the neighborhood of Jaguaribe, Joao Pessoa, PB. The school has about 248 students enrolled in night shift classes in this type of education. The research began in the period of the discipline of supervised internship, during which we made several visits to the classroom, times when we applied the data collection instrument with teachers and students, observed how the classes were taught and talked informally with students in the range of hours. We have seen the relationship that existed between the theoretical studies in the School of Education and the pedagogical practice experienced in the type of education classroom in the Youth and Adult Education, specifically the relationship of education with the construction of citizenship.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Ensino
Educação cidadã
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3425
Issue Date: 11-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARVM01112017.pdf711,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.